Em São Paulo – No dia 22 de julho, sábado, às 20h, acontece na Biblioteca Mário de Andrade uma sessão extra de “Fim de Jogo”, de Samuel Beckett, com Renato Borghi e Élcio Nogueira Seixas.

Concebida em 2016 para celebrar 60 anos de trajetória do ator e diretor Renato Borghi, a montagem traz o texto do dramaturgo irlandês em que o velho Hamm (Borghi) está cego e paralítico. Seu parceiro Clov (Seixas) tem uma estranha enfermidade que o impede de sentar-se. Junto deles, habitam outros dois mutilados, Nagg (Adriano Borghi) e Nell (Maria de Castro Borghi), pais de Hamm. Os quatro personagens dividem um abrigo, refugiados de uma terra devastada que Clov espia com uma luneta através de pequenas janelas. Não há pistas sobre que espécie de apocalipse criou tamanha desolação. No jogo da sobrevivência, Hamm dá as ordens, enquanto Clov cuida da cozinha e outras questões de ordem prática. A peça começa quando o jogo se aproxima do fim. A direção é de Isabel Teixeira (duração: 80 minutos; indicação: a partir de 14 anos).

Nos dias 24 e 31 de julho, segundas-feiras, às 19h, será apresentada a peça “A Morte de Ivan Ilitch”, de Cácia Goulart e Edmilson Cordeiro, a partir da obra de Liev Tolstoi.

Polêmica ainda nos dias de hoje em virtude do seu caráter político e metafísico, A Morte de Ivan Ilitch coloca em cena o homem reificado, produto da generalização burocrática, das cartas marcadas dos pequenos poderes burgueses, do caruncho do cotidiano familiar e amoroso, e da extenuante e ao mesmo tempo luminosa meditação sobre a culpa e a morte. Segunda a russóloga Elena Vássina, “uma cativante encenação da genial novela, com perfeito domínio da tessitura dramática do texto e uma profundidade psicológica ímpar, que consegue recriar no palco a história arquetípica da vida humana (…), numa revelação epifânica da eternidade”. A montagem recebeu duas indicações ao Prêmio Shell de Teatro, nas categorias “atriz” e “iluminação” (de Lúcia Chediek). A direção e interpretação é de Cácia Goulart (duração: 90 minutos; indicação: a partir de 14 anos). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ciclo de Teatro Contemporâneo na Biblioteca Mário de Andrade, com dez montagens de diferentes companhias paulistas e seis conferências
Curadoria: Alvaro Machado
Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Municipal Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94, centro, São Paulo.
De 2 de junho a 9 de dezembro de 2017
Ingressos gratuitos (175 lugares), distribuídos a partir de 40 minutos antes do início das atividades, mediante senhas.
Rua da Consolação, 94. / Telefone: (11) 3775-0002 / GRÁTIS