No próximo sábado, dia 5 de Agosto, às 17h, o ciclo Cinema & Literatura que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibe o filme “A Sangue Frio”, de Richard Brooks, baseado no romance homônimo de Truman Capote.

O filme foi dirigido e adaptado pelo veterano Richard Brooks (1912-92) que fez questão de ser fiel ao livro de Truman Capote. Rodou em locações autênticas, não apenas na cidade de Kansas City, mas chegou ao cúmulo de usar até mesmo a própria casa e sala onde ocorreram os assassinatos. Para interpretar os dois criminosos, ele encontrou dois novatos e desconhecidos, o ex-ator infantil Robert Blake (que depois ficaria famoso com o seriado “Baretta” e pela acusação do assassinato de sua ex-esposa) e Scott Wilson (que depois continuaria como coadjuvante). Na segunda parte do filme tem o julgamento, que é feito no mesmo lugar (Finney Court House, em Garden City) e com as mesmas pessoas no júri quando haviam chegado ao veredicto. O pai verdadeiro de Perry Smith interpretou a si mesmo, e os habitantes de Holcomb trabalharam como figurantes. Capote trabalhou perto do diretor e gostou muito do resultado. Indicado para Oscars de “Fotografia” (Conrad Hall), “Direção”, “Trilha Musical” (Quincy Jones) e “Roteiro”. EUA, 1967. Preto e Branco, 135 min.

A Sangue Frio, obra mais conhecida de Capote, publicado em 1966, é um dos primeiros exemplos do “romance jornalístico” e das modernas histórias de “crimes reais”. Em 1959, os quatro membros da família Clutter são assassinados por uma dupla de desajustados nômades, Dick Hickock e Perry Smith, que posteriormente são julgados e condenados à morte. Capote reconta todo o episódio, usando as polaridades específicas do caso como ponto de partida para um exame mais amplo dos valores americanos naquela virada da década. A respeitável família Clutter é tão essencialmente americana que poderia ter sido inventada; Smith e Hickock, por sua vez, são exemplos reais da cultura “rebelde” inspirada em James Dean. Romance de Truman Capote (1924-1984). Publicado em 1966.

O ciclo Cinema & Literatura no MIS acontece desde agosto de 2011, exibindo adaptações cinematográficas de grandes clássicos da Literatura. A entrada é gratuita e a exibição é seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)