A Exposição de Artes Visuais e Performance Mulheres a Caminho acontecerá no espaço independente AT|AL|609 lugar de investigações artísticas no mês de agosto de 2017 e traça como uma de suas principais características a participação ativa de mulheres latino-americanas dedicadas à arte contemporânea e à performance, sua investigação e processo.

A exposição “Mulheres a Caminho” nos convida a reflexão, discussão e análise da presença das mulheres na cultura latino-americana, também possibilita fazer um mapeamento que permite visibilizar urgências sociais não somente entre artistas, mas com o público em geral sobre as realidades que as mulheres enfrentam atualmente nos contextos latino-americanos.

A exposição tem curadoria de Fausto Gracia (México) e Cecilia Stelini (Brasil).

As artistas que participam são: Gabriela Alonso (Argentina) e Elvira Santamaría (México); as artistas brasileiras são Rosana Paulino, Cecilia Stelini, Camilla Torres, Paula Monterrey Sobral, Luana Veiga, Monica Lopes Galvão, Gilmara Oliveira, Rose Boaretto e Rubiane Maia.

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto será oferecido um workshop de performance “Las huellas de la memoria un territorio habitado”, ministrado pelo artista Gabriela Alonso (Argentina), com custo de 20 reais com inscrições até dia 11 de agosto, pelo email [email protected]

Dentro das atividades, no dia 16 de agosto de 2017, será feita uma apresentação de portfólio das artistas no Ateliê AP06 no Instituto de Artes (Unicamp) e um diálogo aberto ao público para discutir a importância da presença das mulheres dentro da cultura latino-americana, na Biblioteca Central César Lattes (Unicamp).

Nos dias 17 e 18 de agosto serão feitas oito ações performáticas ao vivo, todos no espaço público, efetuadas em diferentes pontos do centro da cidade de Campinas. Os locais das ações serão divulgados no site do projeto.

A abertura da exposição acontece no sábado, 19 de agosto, e começa às 18h com a conversa “Conexões entre gênero, memória e etnia na construção de uma poética visual” com a artista Rosana Paulino, também haverá uma participação em vídeo da artista Elvira Santamaria Torres (México) e Rubiane Maia (Brasil); e a mostra de registro e vídeo do Festival Mujeres en Ruta, México 2015.

As artistas que participaram presencialmente criaram obras e instalação coletiva com os vestígios das ações que executarão no centro da cidade de Campinas. A exposição ficará em cartaz até dia 16 de setembro. O espaço fica aberto de segunda a sexta das 15h às 19h, para agendamento de escolas e visitação em outros dias e horários sob agendamento por email: [email protected]. Todas as atividades são voltadas ao público em geral e têm entrada gratuita.

Programação completa pelo site do projeto, na página do espaço, ou em sua página no facebook.

Curadoria: Fausto Gracia e Cecilia Stelini; Design e divulgação: Yanet Ramirez Batista ; Produção: Fausto Gracia, Caio Gusmão Ferrer, Camilla Torres; Criação do site: Caio Gusmão Ferrer.