O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região, com a participação de cerca de 5000 pessoas. É uma festa julina de culturas afro-brasileiras, anual, com duração de 18h, que ocorre sempre no segundo sábado do mês de Julho. Em 2017 será no dia 08 de Julho, começando sábado, ao meio-dia (12h), na Casa de Cultura Fazenda Roseira, que também abriga o primeiro Centro de Referência Jongueiros do Sudeste – Comunidade Jongo Dito Ribeiro, do estado de São Paulo.

O 14º Arraial Afro Julino é Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas, é evento do calendário oficial turístico do Estado de São Paulo, é evento oficial no calendário da cidade e abre as comemorações de aniversário de Campinas. Por fim, são 14 anos de trabalho e salvaguarda de nossa cultura ancestral, o jongo.

A festa inicia tradicionalmente com o terço a São Benedito e depois segue com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo, entre outros estados, do segmento afro. Tem jongo, samba, maracatu, bateria, rap e outras manifestações culturais afro-brasileiras, além da disposição de barracas de comidas típicas da culinária afro, pratos juninos, vestuários e artesanato.

A Festa acontece na sede da comunidade a Casa de Cultura Fazenda Roseira, sede da comunidade jongueira instalada em uma antiga fazenda, na periferia de Campinas/SP. A entrada é 2kg de alimento não-perecível ou o valor de R$ 10,00. Os alimentos serão doados para o banco de alimentos da Prefeitura Municipal de Campinas. Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizada pela própria Comunidade, unindo gerações, amigos, parceiros e familiares no maior evento realizado pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Rua Domingos Haddad, n° 01 em frente ao Hospital da PUCC II, dentro do Residencial Parque da Fazenda – rua s/ saída.
Confira a Programação Completa http://fazendaroseira.blogspot.com.br/
Mais Informações https://comunidadejongoditoribeiro.wordpress.com/ ou no e-mail
[email protected] ou cel: 19 99134-3922 | 19 3227-5633 | 19 98106-7238 |

Programação

Terço a São Benedito
Afoxé Ibaô Inã Ati Omi
Capoeira Semente do Jogo de Angola
Resistência Du Gueto
Grupo Urucungos
Bateria Alcalina
Aureluce Santos
Ilú Oba de Min
Forró Mandaçaia
Jongo do Tamandaré
Comunidade Jongo Dito Ribeiro
Dj Barata, JP, Chakal, Taynara, Mariana Boaventura
E muito mais…