A Prefeitura de Campinas informou que  vacinação contra a gripe foi prorrogada até 7 de julho em todo o Estado de São Paulo. Em Campinas, as vacinas estão disponíveis nos 63 centros de saúde da cidade para toda a população.

De acordo com o último balanço do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), divulgado em 22 de junho, em Campinas foram vacinadas 203.285 pessoas do grupo prioritário (idosos, gestantes, puérperas, crianças com até 5 anos, professores e trabalhadores da saúde) e 57.150 doentes crônicos. Os números representam 80,7% de cobertura vacinal para estes dois públicos.

A vacina aplicada em 2017 protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A equipe técnica da Devisa explica que a composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, destacam, é preciso receber a imunização anualmente. A vacina evita as complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia.

As pessoas com doenças agudas graves e febre (moderada ou alta) devem esperar a melhora do quadro clínico para receber a dose. A vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas, inclusive a de febre amarela. (Carta Campinas com informações de divulgação)