A senadora e líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi eleita para a presidência do PT com 69% dos votos dos delegados do 6º Congresso Nacional do PT, que homenageia a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva”. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi votado por 31% dos delegados.

Gleisi é primeira mulher eleita para a posição desde a criação do partido, em 1980. Ela presidirá a legenda pelos próximos dois anos. “Mostramos para o Brasil que o PT tem diversidade, que nós temos garra para enfrentar tudo que está aí e propor uma coisa para o Brasil”.

Os três candidatos que iniciaram o Congresso pleiteando a presidência – o pernambucano José de Oliveira chegou a entrar disputa, sem obter votos – exaltaram o caráter de “unidade” do encontro. “Construimos uma base muito forte e unidade em torno da aprovação das eleições diretas. Temos nossas divergências, mas não vejo nenhum outro partido fazendo isso.”

O senador Lindbergh Farias enfatizou a aprovação, pelo partido, de não participar de um eventual colégio eleitoral para definir a sucessão em caso de afastamento de Michel Temer: “Vamos sair daqui com uma unidade política. Nós do PT não vamos participar de nenhum colégio eleitoral. Ainda mais nesse Congresso desmoralizado e que tem um presidente tão ilegítimo quanto o Temer.”

Oliveira observou que o clima de entendimento deve ser estendido para os próximos movimentos do partido no enfrentamento da crise política. “Precisamos entender que essa elite, como dizia o Lula, não pode desafiar a classe trabalhadora, e essa elite erra de novo quando desafia a classe trabalhadora. O PT está sendo desafiado ele está devolvendo esse debate para sociedade brasileira.”(Da RBA)