De 3 a 7 de julho, no Museu Arte Contemporânea de Campinas, os planetas, satélites, estrelas, nebulosas e outros corpos celestes serão tema do curso “Fundamentos de Astronomia e Astrofísica”, que será ministrado pelo físico Júlio Penereiro.

A ideia é proporcionar o desenvolvimento de conceitos astronômicos e o embasamento necessário para entender o universo. No conteúdo, as diferenças dos corpos celestes, as leis presentes nos fenômenos (tipos de movimentos dos astros, eclipses, conjunções, emissões de energias, dentre outros) e o uso de equipamentos ópticos (binóculos, telescópios refratores e refletores, fotografias astronômicas, fotometria e espectroscopia).

O físico Júlio Penereiro atua no Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini. É professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação na área de ciências exatas do Ceatec/PUC Campinas. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Física de Partículas pela Unicamp. Tem experiência na área de Física Básica e Experimental, Astronomia e Astrofísica e Meio Ambiente. Trabalha com temas relacionados ao ensino de ciências, com ênfase na Física Básica, Matemática e na Astronomia.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura, pelo telefone (19) 2116-0524. O curso, com participação gratuita, oferece 30 vagas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Curso “Fundamentos de Astronomia e Astrofísica”

Ministrado pelo físico Júlio Penereiro
Quando: 3 a 7 de julho, das 19h às 21h
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) Av. Avenida Benjamin Constant, nº 1.633. Centro. Campinas. No último dia, 7 de julho, a aula será no Observatório Municipal Jean Nicolini. Distrito de Joaquim Egídio)
Inscrições abertas pelo telefone (19) 2116-0524