Durante o mês de junho, o CineCpfl apresenta, dentro da Mostra Cinema e Reflexão, o ciclo “Mulheres”, que tem como curadora convidada a cineasta e apresentadora Marina Person.

A Mostra reúne filmes de formatos diversos nos quais são abordados diferentes questões que atingem o universo feminino, como violência, desejo, sonhos, preconceito e diferenças sociais. Um dos destaques da programação é a sessão do realizador que acontece no dia 14/06, às 19h, e traz a pré-estreia de “No Vazio da Noite”, de Cristiano Burlan, com presença do diretor Cristiano Burlan e do ator Mário Bortolotto.

As sessões ocorrem na sala Umuarama, no Instituto CPFL. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso a partir das 18h (2 ingressos por pessoa).

Veja abaixo mais detalhes da programação. Mais informações no SITE do Instituto CPFL.

07/06 | qua | 19h
Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
(Brasil, 2007, 103 min, livre)
Em 2006, atendendo a um anúncio de jornal, 23 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. Três meses depois, várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres, borrando as tênues linhas que separam a realidade da ficção. Com participações de Marília Pêra, Fernanda Torres e Andrea Beltrão.

08/06 | qui | 19h
Estrelas Além do Tempo, de Theodore Melfi
(“Hidden Figures”, EUA, 2013, 127 min, livre)

Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe e Kevin Costner. Em 1961, em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, a agência espacial dos EUA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar à parte. É lá que estão Katherine, Dorothy e Mary, grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

sessão do realizador
pré-estreia, com presença do diretor Cristiano Burlan e do ator Mário Bortolotto
14/06 | qua | 19h
No Vazio da Noite, de Cristiano Burlan
(Brasil, 2016, 80 min, 12 anos)
Com Henrique Zanoni, Mário Bortolotto, Jean-Claude Bernardet, Gustavo Canovas e Rodrigo Sanches. Atormentado pelos pensamentos que a insônia lhe provoca e que o conduz a uma vertiginosa viagem noite adentro, um homem vagueia pelas veredas de uma metrópole num caminho sem volta.

15/06 | qui | 19h
A Hora da Estrela, de Suzana Amaral
(Brasil, 1985, 96 min, 12 anos)
Com Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Umberto Magnani, Dirce Militello e Fernanda Montenegro. Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, o filme focaliza Macabéa, uma imigrante nordestina que vive na cidade de São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma, vive em uma pensão miserável e não tem ambições, apesar de querer ter um namorado. Um dia ela conhece um operário metalúrgico, com quem inicia namoro – só que Glória, sua colega de trabalho, tem outros planos.

21/06 | qua | 19h
Dois Dias, Uma Noite, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
(“Deux Jours, Une Nuit”, Bélgica, 2014, 95 min, 12 anos)
Com Marion Cotillard, Fabrizio Rongione e Catherine Salée. Na Bélgica, mulher afastada do trabalho por depressão descobre ao retornar que seus colegas aceitaram receber um bônus salarial no lugar de sua vaga. Com a ajuda de seu marido, ela tem apenas um final de semana para convencê-los a mudar de ideia, e assim manter seu emprego.

22/06 | qui | 19h
Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
(Brasil, 2015, 114 min, 12 anos)
Com Regina Casé, Camila Márdila, Michael Joelsas, Karina Teles e Lourenço Mutarelli. A história focaliza uma jovem nordestina que, para prestar exames vestibulares, vai a São Paulo, onde sua mãe trabalha como babá e empregada doméstica, morando na casa dos patrões há mais de uma década. Mas a garota não vai aceitar a separação de classes e posições impostas no lugar.

28/06 | qua | 19h
Paulina, de Santiago Mitre
(“La Patota”, Argentina, 2015, 103 min, 16 anos)
Com Dolores Fonzi, Oscar Martinez e Esteban Lamothe. Aos 28 anos, Paulina largou uma promissora carreira na advocacia para ser professora em uma região problemática da Argentina. Sacrificando o namoro e a confiança do pai, um poderoso juiz, ela sustenta as suas convicções de ensino e política. Entretanto, sua crença é colocada à prova ao ser estuprada por um grupo de alunos.

sessão debate
com presença da cineasta Tata Amaral e da escritora Clara Averbuck
29/06 | qui | 19h
Um Céu de Estrelas, de Tata Amaral
(Brasil, 1996, 71 min, 16 anos)
Com Leona Cavalli, Paulo Vespúcio, Néa Simões e Lígia Cortez. Uma cabeleireira moradora do bairro da Mooca, em São Paulo, ganha em um concurso de penteados uma viagem à cidade de Miami (EUA). No dia de sua partida, seu ex-noivo invade a sua casa, transformando a ela e sua idosa mãe em reféns de seu desespero.