O “príncipe dos poetas” Guilherme de Almeida, um dos nomes mais expressivos da produção literária brasileira, nascido em Campinas, e que continua a inspirar a nova geração, terá sua vida e sua obra revisitadas ao longo de toda uma semana, com vasta programação.

As atividades acontecem de 4 a 11 de julho, sempre com entrada gratuita. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria Setorial de Bibliotecas, em parceria com uma comissão formada por entidades e academias da cidade.

A novidade desta edição da homenagem ao poeta campineiro foi o concurso de poesias que envolveu 700 alunos do 9º ano de 15 escolas municipais. Após encontros nos quais Guilherme de Almeida foi o tema, os estudantes foram motivados a criar suas próprias poesias.

A premiação acontece na abertura da Semana, na terça-feira, 4 de julho, às 14h, no Teatro Castro Mendes. Os cinco melhores autores receberão certificado de Honra ao Mérito expedido pelas Secretarias de Cultura e Educação; medalhas pelo Centro de Ciências, Letras e Artes e ingressos para a Orquestra Sinfônica de Campinas. O primeiro colocado terá sua poesia publicada na 11º antologia do Portal do Poeta Brasileiro (editora Iluminatta).

A Semana reservou para a pré-abertura a palestra da professora Maria Eugenia Boaventura, da Unicamp, no dia 3, às 20h, na Academia Campinense de Letras.

O Projeto “Leve, Leia e Liberte”, da Biblioteca “Ernesto Manoel Zink”, também irá movimentar a maratona literária. Serão deixados alguns pacotes em locais públicos da cidade contendo livros de literatura adulta e infantil, HQs e haikais (forma de escrever poesia consagrada pelos japoneses, adotada por Guilherme de Almeida quando teve proximidade com a comunidade japonesa), doados pelo Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas.

Para quem encontrar um pacote, a ideia é que usufrua da leitura e deixe o material em um local público diferente da cidade, para que outra pessoa faça o mesmo. A ação vai criar uma rede de leitura em Campinas, como forma de incentivo à prática da leitura.

Entre outras atividades, o público poderá participar, na quinta, 6, da distribuição de livros de literatura do projeto “Leve, Leia e Liberte”, na praça Guilherme de Almeida, às 10h. Haverá apresentação da Banda do Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania Patrulheiros e dos integrantes da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL), declamações poéticas e ações de “poesias na bandeja” pelo Portal do Poeta Brasileiro, além da participação do ônibus biblioteca, com visita monitorada.

Para conferir toda a programação, acesse https://semanaguilhermedea.wixsite.com/sga04-07-a-11-07.

Guilherme de Almeida, poeta e ensaísta, nasceu em Campinas, em 24 de julho de 1890, e faleceu em São Paulo, em 11 de julho de 1969. Filho do jurista e professor de Direito Estevam de Almeida, estudou nos ginásios Culto à Ciência, de Campinas, e São Bento e Nossa Senhora do Carmo, de São Paulo. Cursou a Faculdade de Direito de São Paulo, onde colou grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1912. Dedicou-se à advocacia e à imprensa em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foi redator de O Estado de São Paulo, diretor da Folha da Manhã e da Folha da Noite, fundador do Jornal de São Paulo e redator do Diário de São Paulo.

A publicação do livro de poesias “Nós” (1917), iniciando sua carreira literária, e dos que se seguiram, até 1922, de inspiração romântica, colocou-o entre os maiores líricos brasileiros. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna, fundando depois a revista Klaxon. Percorreu o Brasil, difundindo as ideias da renovação artística e literária, através de conferências e artigos, adotando a linha nacionalista do Modernismo, segundo a tese de que a poesia brasileira “deve ser de exportação e não de importação”. Os seus livros “Meu” e “Raça” (1925) exprimem essa orientação fiel à temática brasileira.

A sua entrada na Casa de Machado de Assis significou a abertura das portas aos modernistas. Formou, com Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia e Alceu Amoroso Lima, o grupo dos que lideraram a renovação da Academia. Em concurso organizado pelo Correio da Manhã foi eleito, em 16 de setembro de 1959, “Príncipe dos Poetas Brasileiros”.

Foi membro da Academia Paulista de Letras: do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; do Seminário de Estudos Galegos, de Santiago de Compostela, e do Instituto de Coimbra. Traduziu, entre outros, os poetas Paul Géraldy, Rabindranath Tagore, Charles Baudelaire, Paul Verlaine e, ainda, a peça “Entre quatro paredes”, de Jean Paul Sartre.

O acervo pessoal do poeta pode ser consultado no Cedae/IEL Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. A Biblioteca Ernesto Manoel Zink tem em exposição algumas das suas obras. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Semana Guilherme de Almeida

Programação

3 de julho – segunda-feira
Horário: 20h
Pré-abertura
Palestra: Guilherme de Almeida e o Modernismo
Palestrante Profa. Drª Maria Eugenia Boaventura – Unicamp
Local: ACL – Academia Campinense de Letras
Rua Marechal Deodoro, 525 – Centro – Telefone: 3231.2854

4 de julho – terça-feira
Horário: 14h
Premiação do Concurso Estudantil de Poesia Guilherme de Almeida
• Apresentação da Banda EsPecex
• Coreografia “Poema Concreto” – Academia Karen Righetto Ballet – coreógrafa Juliana Hadler
• Apresentação artística – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL)
• Declamações de Poesias – Poetas Lisa França e Tércio Stal
• Premiação do Concurso
Local – Teatro Castro Mendes
Praça Correa de Lemos, s/nº – Vila Industrial

6 de julho – quinta-feira
Horário: 9h
Homenagens a Guilherme de Almeida
• Apresentação da Banda do Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (CAMPC) Patrulheiros
• Declamações de Poesias e Poesia na Bandeja – Portal do Poeta Brasileiro
• Apresentação artística – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL)
• Varal e balões de poesia
• Doação de livros – Projeto “Leve, Leia & Liberte”
• Visita monitorada ao Ônibus Biblioteca
Local – Praça “Guilherme de Almeida”
Av. Francisco Glicério – em frente ao Palácio da Justiça – Fórum

8 de julho – sábado
Horário: 15h30
Solenidade em homenagem a Guilherme de Almeida
Local – Academia Campineira de Letras e Artes
R. Dr. Mascarenhas, 412 – Centro – Telefone: 98874-8498

9 de julho – domingo
Horário: 9h
Solenidade Cívico Militar – Revolução de 32
Local: Praça dos Voluntários de 32
Av. da Saudade. s/n – Ponte Preta – Cemitério da Saudade

11 de julho – terça-feira
Horário: 20h
Sessão Solene “Medalha Guilherme de Almeida”
• Recital – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL)
Local: Câmara Municipal de Campinas – Plenário José Maria Matozinho
Av. Eng.º Roberto Mange, 66 – Ponte Preta – Telefone: 3736-1300

Durante toda a semana: 4 a 11 de Julho
Horário: 9h às 17h
Exposição sobre Guilherme de Almeida
Local: Biblioteca Ernesto Manoel Zink
Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro – Telefone: 2116-0423

Horário: 10h e 15h
Curta Metragem “Os Hai-kais do Príncipe”, filme de Maurício Squarisi
Local: Biblioteca Pública Infantil “Monteiro Lobato”
Praça Samuel Wainer – Bosque dos Italianos
Rua Albano de Almeida Lima, s/n – Telefone: 3234-2613