A administração do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), colocou as universidades públicas do estado em situação de calamidade financeira.

No governo desde 2011, o tucano não conseguiu equilibrar as contas e está prestes a destruir o ensino e a pesquisa.

A situação é tão absurda que os próprios reitores das universidades foram obrigados a fazer comunicados e declarações sobre a situação.

A reitoria da UEM (Universidade Estadual do Paraná) e UEL (Universidade Estadual de Londrina) afirmam que a situação é crítica. Segundo a reitoria da UEL, o governo do tucano Beto Richa sequestrou recursos da própria universidade, que não são sequer oriundos do estado.

A reitoria da Universidade Estadual de Maringá foi obrigada a fazer um comunicado público nesta quinta-feira, 01 de junho, sobre a situação provocada pela não liberação de orçamento pelo governo do Estado.

Segundo o comunicado, a UEM está sem condições de empenhar qualquer tipo de despesa para as atividades do ensino, pesquisa e extensão. “A Instituição não tem dinheiro para pagar as bolsas dos alunos de graduação, incluindo as bolsas dos estudantes indígenas. Não há recursos também para empenhar qualquer material de consumo, pagar os serviços prestados por empresas, comprar rações para os animais, alimentos servidos no Restaurante Universitário, kits de reagentes para o Lepac (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas) e insumos utilizados em outros laboratórios. Além da impossibilidade de compra ou manutenção de equipamentos para desenvolver projetos internos, tanto de prestação de serviços ou de ensino”, anotou a reitoria.

Em entrevista a uma rádio, o reitor Ludovico Carnasciali dos Santos, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), considerada a 4ª melhor universidade estadual do Brasil, fez um desabafo. Veja o relato do reitor extraído do site Todos por Um:

“O bloqueio de R$ 6 milhões é claramente uma retaliação por não termos aderido ao programa de computação do META 4. Sem o dinheiro, o Restaurante Universitário pára porque não trabalhamos com estoque. O que não pode ser comprado, falta. Não sei se fechamos em uma semana, 10 dias, 15 dias. Ainda não sabemos. Estamos calculando. As creches do Hospital Universitário e do campus também param. Aulas práticas de campo que dependem de gasolina, diárias e alimentação para motoristas também param porque os carros nem teriam mais como sair.”

ORIGEM DOS RECURSOS BLOQUEADOS

“São recursos da própria UEL. Não é do governo. É dinheiro de serviços que prestamos (como no Hospital Veterinário, por exemplo) e da arrecadação do vestibular.”

AUTONOMIA x CONTROLE POLÍTICO

“Entrar no META 4 não é problema. Nosso sistema interno (de controle e de informática) é muito superior ao META 4. As universidades como a Unespar e Uenp, que estão no META 4, sequer sabem o número de doutores dentro da universidade. Nem quantos estão qualificando. Tudo tem que perguntar para Curitiba. O META 4 é isso: possibilita controle político da folha de pagamento.”

“O problema é que, no final desse processo, o que se quer é o controle político da universidade. Querem que as decisões sejam tomadas pela cúpula do governo lá em Curitiba. Para que os reitores tenham que ir até lá, de pires na mão, para conseguir dinheiro para oito ou 10 doutores que acabaram de se formar, para dar 30 horas a mais no HU, é para isso. Autonomia é isso. Perdemos a autonomia de gestão da folha de pagamento e o governo quer dar a impressão que a gente faz o que quer. A folha de pagamento é uma lei: não podemos gastar um centavo a mais. O objetivo final disso é o controle político.Aliás, um desejo de todos os governadores. Em 1992 houve algo exatamente igual a isso mas na época o Tribunal de Contas disse que a universidade tinha autonomia e isso não podia ser feito”.

“A UEL é a 4ª melhor estadual do Brasil, atrás apenas de Usp, Unesp e Unicamp – as três gigantes. Estamos em 4º. Entre todas as universidades do Brasil, a UEL está em 19º. Isso foi conquistado por conta da nossa autonomia: podemos dar progressões e promoções conforme ditado por lei e ter controle da folha de pagamento”.

TRANSPARÊNCIA NA UEL X META 4

“O governador fala que não temos transparência, que somos uma caixa preta. É bem estranho porque no próprio site da transparência do governo do Paraná, você pode selecionar a UEL e aparecem todos os salários. Está no site do governo do Paraná! No site da UEL também tem: www.uel.br/transparencia. É tudo controlado. Mensalmente temos o ReMi, Relatório Mensal de Informação de Pessoal, enviado para o Governo do Estado todos os meses. Ali tem todo o gasto com folha de pagamento: desde uma hora extra até o salário da reitora. Está lá. E ainda tem o SIAI, que vai para o Tribunal de Contas. Controle o Estado já tem de sobra. O que quer é o controle político”.