Uma tentativa de derrubar o feriado da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, em Americana, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), acabou fracassando esta semana.

O projeto, embasado em um discurso produtivista de que há excesso de feriado,  evidencia mais ser uma tentativa de impedir a reflexão sobre racismo no Brasil. O feriado implica em relembrar a indigesta história de 300 anos de escravidão.

O  projeto, do vereador Luiz Cezaretto (PP), chegou a ter 13 assinaturas de apoio, o que garantiria a aprovação e o fim do feriado. A proposta também teve o apoio incondicional do presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Dimas Zulian, que chegou a mobilizar os empresários para pressionar pela aprovação.

O projeto já havia sido aprovado em primeira votação por 10 votos contra 8, mas a pressão da população fez dois vereadores mudarem o voto. Assim, o projeto foi derrubado pelo mesmo placar.

Antes da segunda votação, a população a favor do feriado e a comunidade negra também reagiram e fizeram grande mobilização junto aos vereadores. No dia da votação, a comunidade fez grande barulho e pressão, o que possibilitou a derrubada do projeto.