A greve geral paulista de 1917, que completa 100 anos, marco na história do movimento operário brasileiro, será tema de evento especial realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas no próximo dia 30 de junho. Com entrada gratuita, o público poderá assistir ao documentário “Libertários”, dirigido por Lauro Escorel, seguido do debate sobre “A História e os impactos da greve de 1917 em São Paulo e Campinas” com os historiadores Américo Baptista Villela e Augusto Cesar Buonicore.

Em julho de 1917, mais de 70 mil trabalhadores de todas as profissões paralisaram suas atividades reivindicando melhores salários e condições de trabalho. Na época não havia direitos sociais. As jornadas de trabalho atingiam até 14 horas diárias, sem férias ou descanso semanal remunerado. Também não existia a previdência pública. O emprego de crianças nas fábricas era generalizado. Contra isso se insurgiram os trabalhadores. A ação truculenta da polícia resultou na morte do sapateiro José Martinez, de 21 anos. O seu enterro sensibilizou a capital paulista e impulsionou o movimento grevista.

Os operários de Campinas não ficaram de fora e participaram daquela greve histórica. Nesta cidade, como na capital, houve forte repressão na qual morreram três trabalhadores. “Um episódio ainda pouco conhecido e que deveria ter um lugar de destaque na memória do movimento social local”, destacam os historiadores. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exibição do documentário “Libertários”, dirigido por Lauro Escorel
Debate: A história e os impactos da greve de 1917 em São Paulo e Campinas. Expositores: historiadores Américo Baptista Villela e Augusto Cesar Buonicore
Data: 30 de junho (sexta-feira), às 19h
Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas (Rua Regente Feijó, 859. Centro).
Promoção: Fundação Maurício Grabois, Sindicato dos Professores de Campinas e Região, Associação dos Professores da PUCC, Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, Instituto João Zinclar.
Apoio: Museu da Imagem e do Som, Museu da Cidade, Secretaria Municipal de Cultura.
Entrada gratuita.