As inúmeras sonoridades da viola caipira prometem embalar com encanto os primeiro dias de junho do Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo. Entre quinta-feira (8/6) e domingo (11/6), o espaço abrigará a primeira edição do Casarão das Violas. O evento musical terá shows, encontros, lançamento de disco e apresentações folclóricas de violeiros e grupos vindos de diversas partes do Sudeste do Brasil, entre os quais Levi Ramiro, Paulo Freire, Catira de São Gonçalo e Vento Viola. O ingresso é no chapéu (contribuição espontânea).

“Esse encontro nasce de uma vontade antiga de reunir diversos violeiros no Casarão, já que o nosso espaço vem sendo um importante reduto de violas e cantorias. Por isso, o objetivo desse Casarão das Violas, que será o primeiro de muitos outros, é dialogar com artistas que estão pensando, tocando, estudando e sonhando com esse instrumento tão precioso para a nossa cultura popular. Trata-se de uma vivência entre plateia e músicos que tem o intuito de celebrar os inúmeros sons da viola caipira e suas diversas possibilidades”, destaca o violeiro João Arruda, curador do evento.

Os convidados

Dandô (Circuito de Música Dércio Marques)
A caravana musical Dandô, idealizada pela cantora Kátya Teixeira, presta uma homenagem ao cantador Dércio Marques, falecido em 2012. Na edição do projeto dentro do Casarão das Violas, o palco será ocupado pelos violeiros João Arruda (anfitrião) e Rodrigo Zanc (convidado).

Renato Caetano
A apresentação de Renato Caetano (violeiro, compositor, professor e mestre em música pela Escola de Música da UFMG) está baseada no álbum instrumental As Dez Cordas de Liverpool – Um Tributo. No ponteado da viola, o músico brinda a plateia com sucessos de The Beatles, entre os quais The Long and Winding Road, And I Love Her e Come Together.

Paulo Freire
Violeiro e contador de causo dos bons, Paulo Freire tira a viola da sacola para embalar os ouvidos do público com canções de Pórva, o seu mais recente álbum, com histórias coletadas nos quatro cantos do Brasil durante as andanças e com composições emblemáticas da sólida carreira, entre as quais Seca, Cais do Corpo e Pedro Paulo.

Vento Viola
O show Em Nome do Vento, do mineiro Grupo Vento Viola, brinda a plateia com as 13 canções do álbum homônimo recém-lançado. Entre uma canção e outra, de forma bastante descontraída, os integrantes narram histórias da época da fundação do grupo e ainda revelam curiosidades sobre algumas canções do disco. Destaque a Cheiro de Minas, Andarilho da Noite e Contas da Lua.

Catira de São Gonçalo
Nascido em 2016, durante um encontro entre violeiros, catireiros e foliões de reis no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular de Campinas, o grupo resgata músicas conhecidas do público caipira, além de compor as próprias modas de viola e os recortados.

Levi Ramiro e Jackson Ricarte
O renomado violeiro e luthier Levi Ramiro, vencedor do Prêmio Rozini 2010 “Excelência da Viola Caipira”, convida Jackson Ricarte para uma dobradinha musical entre amigos. Do primeiro, o espectador confere sucessos de álbuns como Maracanãs, Prosa na base do Ponteio e Capiau. Do segundo, canções do disco Estrada Afora, que passeia entre o cururu e o baião. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação completa

Quinta-feira (8/6), às 20h
Projeto Dandô (Circuito de Música Dércio Marques), com Rodrigo Zanc e João Arruda

Sexta-feira (9/6),
às 20h
As Dez Cordas de Liverpool, com Renato Caetano
às 20h30
O Violeiro Descoberto, com Paulo Freire

Sábado (10/6), às 20h
Show e lançamento do álbum Em Nome do Vento, do Grupo Vento Viola

Domingo (11/6),
às 18h
Catira de São Gonçalo
às 19h
Encontro de Levi Ramiro e Jackson Ricarte

Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão, em Barão Geraldo)
Quanto: Ingresso no chapéu (contribuição espontânea). Os convites serão distribuídos uma hora antes das apresentações.
Informações: (19) 3287-6800