Campinas já conta com 13 feiras de economia solidária, que comercializam principalmente alimentos e artesanato. Dessas, três ainda estão em fase de ajustes – as localizadas na Vila Perseu Leite de Barros, no CDHU/San Martin e na Vila Costa e Silva.

A décima terceira feira de economia solidária foi inaugurada na manhã do último sábado, 13 de maio, na Vila Padre Anchieta.  A feira conta inicialmente com 14 novos empreendedores. A feira vai funcionar todos os sábados e domingos, das 9h às 17h, na Avenida Papa João Paulo II, próximo à Praça da Integração. (Veja tabela com horário e local das feiras ao final do texto)

Também neste último final de semana, a feira do Jardim Nova Europa, que também serve o Parque Jambeiro e adjacências e conta com 15 empreendedores, passou a operar em novo local, no Parque das Águas. A entrada é pela Avenida Washington Luís, e o funcionamento, aos domingos, das 9h às 17h.

Após várias reivindicações dos empreendedores e consumidores, a feira deixou a avenida São José dos Campos e foi transferida para o Parque das Águas, local considerado de melhor acesso e concentração de público.

De acordo com a prefeitura, todos os participantes passaram por oficinas de qualificação, incluindo o curso de higiene e manipulação de alimentos, antes de ganharem o espaço na feira para venderem os seus produtos. No segmento de alimentação, os feirantes podem vender diversos produtos como pasteis, bolos, doces, lanches e salgados, entre outros. Os produtos devem ter produção própria e não podem ser industrializados ou comprados de terceiros.

Na feira de economia solidária, os participantes só podem comercializar produtos feitos artesanalmente. É proibida, de acordo com as regras do programa, a venda de industrializados no local.

Além das feiras da Padre Anchieta e Nova Europa, agora no Parque das Águas, outras 11 feiras estão instaladas na Praça Bento Quirino e Largo do Pará (Centro), Avenida Suaçuna e Parque Linear Capivari (região do Ouro Verde) e Praça da Concórdia (Campo Grande), bairros Vida Nova, Vila Costa e Silva, Vila União, Jardim Eulina, CDHU San Martin e Vila Perseu Leite de Barros.

Ao todo, cerca de 160 famílias são beneficiadas pelo programa. Outras 110 já fizeram o pré-cadastro e estão aguardando uma oportunidade para ingressar nas feiras de economia solidária. Para participar, o interessado deve procurar a Coordenadoria de Economia Solidária à Avenida Campos Sales, 427, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Feiras de Economia Solidária

Feiras

Local

Horário de funcionamento

Bento Quirino

Praça Bento Quirino

quinta e sexta, das 8h às 17h

Largo do Pará

Largo do Pará

quarta e sexta, das 8h às 18h e sábado, das 8h às 16h

Suaçuna

Rua Waldemar Bristotti (entre as ruas Nelson Barbosa da Silva e Aparecida Pereira Duarte, DIC VI)

sexta, sábado, das 8h às 18h e domingo, das 8h às 16h

Campo Grande

Praça da Concórdia, Campo Grande

sexta, sábado e domingo, das 8h às 20h

Parque Linear

Lagoa do Mingone (Parque Linear), Jardim Capivari

quarta, quinta, sexta e sábado, das 13h às 20h e domingo, das 13hs às 20h

Vida Nova

Av. Comendador Emílio Pieri, bairro Vida Nova

sábado e domingo, das 9h às 18h

Costa e Silva

Praça Presidente Costa e Silva

sábado, das 9h às 18h

Vila União

Rua Rubens Roberto Ciolf, Vila União

sábado das 8h às 17h

CDHU

CDHU, San Martin

sábado e domingo, das 8h às 17h

Nova Europa

Av. São José dos Campos

sábado e domingo, das 8h às 17h

Eulina

Av. Dr. Herman da Cunha Canto, Jardim Eulina

sábado, das 9h às 15h

Perseu Leite de Barros

Avenida Brasília, Vila Perseu Leite de Barros

sábados e domingos, das 13h às 20h

Padre Anchieta

Avenida Papa João Paulo II

sábados e domingos, das 9h às 17h