A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza dois concertos especiais, com entrada gratuita, como parte da programação do I Congresso Brasileiro de Percussão, promovido pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp. As apresentações acontecem na sexta-feira, 12, e no sábado, 13, às 20h, no Teatro Castro Mendes. A regência é de Victor Hugo Toro, com participações dos solistas Sylvie Reynaert (marimba) e Emmanuel Séjourné (vibrafone).

O repertório reúne três compositores de nacionalidades e linguagens distintas: o francês Emmanuel Séjourné (Concerto duplo para Marimba, Vibrafone e Orquestra), o brasileiro Lorenzo Fernández (Reisado do Pastoreio) e o argentino Alberto Ginastera (Danças do balé “Estâncias”, Op 8a).

Professora de percussão no Conservatório de Estrasburgo, Sylvie Reynaert é uma musicista eclética. Seus trabalhos mais significativos estão voltados à música de câmara, com projetos que transitam por várias vertentes artísticas. Entre os prêmios recebidos estão o Concurso Europeu de Música de Câmara e o Concurso Internacional de Música de Câmara da UFAM. Em 2010, Sylvie Reynart criou o duo com Emmanuel Séjourné.

Compositor e musicista francês, Emmanuel Séjourné traz referências da música popular (jazz, rock, música étnica) como também do repertório tradicional. Como instrumentista recebeu prêmio da Academia de Álbuns Franceses por suas interpretações de Debussy, Ibert e Milhaud com o saxofonista Philippe Geiss. Em seu repertório estão concertos, música de câmara e obras para instrumento solo. Atualmente, é responsável pelo Departamento Pedagógico de Percussão do Conservatório de Estrasburgo e da Academia Superior de Música e Artes de Rhin.

As apresentações têm início com o Concerto duplo para Marimba, Vibrafone e Orquestra, de Emmanuel Séjourné. A inspiração na música folclórica dos Balcãs fica presente em uma sonoridade potente, energética, rítmica e cheia de vida.

Na sequência, os músicos interpretam “Reisado do Pastoreio”, de Lorenzo Fernández. Trata-se de uma suíte de três danças – Reisado, Toada e Batuque. Essa obra faz referência às celebrações natalinas campesinas do interior do Brasil. Os temas utilizados foram todos inspirados na música popular brasileira. Seu último movimento é o mais conhecido. Os batuques no País tiveram sua origem na música africana.

Para finalizar, a Sinfônica executa as “Danças do Balé Estâncias, Op. 8a”, de Alberto Ginastera.

A obra de Ginastera é reconhecida como uma das mais criativas e originais da América Latina. O compositor utiliza temas melódicos e ritmos nacionais com elementos da música tradicional europeia. Entre um de seus alunos está o também argentino Astor Piazzolla.

O balé “Estâncias” foi baseado em cenas diárias da vida argentina. Assim, pode construir uma imagem rica da tradição gaúcha do país. Baseado no épico de Martín Fierro, a criação de uma identidade nacional é o intuito da obra que põe o herói gaúcho como centro, antes colocado em uma posição marginalizada. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programa

EMMANUEL SÉJOURNÉ (1961)
Concerto Duplo para Marimba, Vibrafone e Orquestra

LORENZO FERNÁNDES (1897-1948)
Reisado do Pastoreio

ALBERTO GINASTERA (1916-1983)
Danças do balé “Estâncias”, Op 8a

Orquestra Sinfônica de Campinas
Victor Hugo Toro, regente
Sylvie Reynaert, marimba
Emmanuel Séjourné, vibrafone
Quando: sexta, 12 de maio, 20h
sábado,13 de maio, 20h
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272-9359.
Entrada gratuita. Retirada de ingressos no local duas horas antes do início das apresentações.
Haverá food trucks na Praça Correa de Lemos.