Os 33 vereadores de Campinas endossaram na noite desta quarta (24) moção apresentada pela vereadora Mariana Conti (PSOL) que pede a saída do presidente Michel Temer da Presidência.

Todos os parlamentares da Casa, que é composta nesta atual legislatura por 17 partidos distintos, assinaram a moção de apelo cujo texto afirma que “diante das graves denúncias de corrupção que assolam o país, a Câmara dos Vereadores de Campinas apela pela saída imediata de Michel Temer da Presidência da República”. Temer chegou à presidência após o golpe parlamentar de 2016.

Isso significa que mesmo vereadores dos partidos que estão segurando Temer no poder, como PSDB e PMDB, também endossaram.

“Cada dia de permanência de Michel Temer na Presidência da República agrava a crise política no país. A saída de Temer é urgente e a Câmara de Campinas entende que deve se posicionar neste momento sobre uma crise que afeta a todos”, enfatiza a vereadora Mariana Conti, ressaltando que a posição une todos os parlamentares da Casa.

“Existem diferenças entre nós, mas estamos de acordo que Temer tem que sair. Não estamos discutindo como isso deveria ocorrer ou mesmo falando o que cada um acha que é adequado ocorrer na sequência, se haveria eleições diretas ou indiretas, por exemplo, até porque neste sentido podem haver diferenças de pensamento entre cada um dos vereadores, mas o que é comum entre todos é o entendimento que não há mais condições de governabilidade, as denúncias são graves e Temer deve sair”, complementa.

A Câmara também criou – por requisição do vereador Pedro Tourinho – uma Comissão de Representação que irá ao Distrito Federal em busca de informações sobre a Proposta de Emenda a Constituição 227/2016, que propõe eleições diretas no caso de saída do presidente. “Iremos a Brasília e faremos uma visita, provavelmente já na semana que vem, para dialogar com os deputados e senadores que estão no olho do furacão. Importante notar que esta ação não trará despesa alguma para a Câmara, pois cada vereador irá pagar do próprio bolso quaisquer despesas de viagem e estadia”, diz Tourinho, que como proponente da Comissão irá presidir os trabalhos. (Carta Campinas com informações de divulgação)