Em São Paulo – A Ciranda de Filmes, primeira mostra de cinema do Brasil com foco em cinema, infância e educação, chega à quarta edição em 2017 com o tema O que te nutre? A pergunta provocação motiva a busca do alimento que mais dá sentido à vida de cada um e propõe refletir e debater corpo, razão e emoção.

As seções Inéditos, Humor à Mesa, Resgate, ComKids, Carta Branca e Homenagens vão exibir uma seleção de filmes brasileiros e estrangeiros, de variados formatos e gêneros. Rodas de conversa, vivências lúdicas, oficinas e sessões especiais seguidas de encontros com pensadores, educadores, artistas e cineastas farão parte da programação gratuita que estará em cartaz no Espaço Itaú de Cinema Augusta de 25 a 28 de maio (quinta a domingo).

A pré-estreia do documentário Nunca me Sonharam, de Cacau Rhoden, abre o evento na quarta-feira, 24 de maio. O filme trata dos sonhos dos jovens brasileiros em relação à educação e à vida. Antecede a projeção do filme um sarau de poesia Slam, com curadoria de Roberta Estrela D’Alva e apresentação de Eugenio Lima, ambos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Outros títulos brasileiros também farão pré-estreia em tela grande na Ciranda de Filmes 2017, como os longas Fonte da Juventude, de Estevão Ciavatta; Acabou A Paz! Isto Aqui Vai Virar o Chile-Escolas Ocupadas em São Paulo, de Carlos Pronzato; e Terreiros do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks; e os curtas Verdade Passageira, de Juliana Borges, Pedro Gorski e Roberto Vilela e Waapa, de Paula Junqueira, Renata Meirelles e David Reeks.

Entre os estrangeiros, destacam-se Poesia Sem Fim, longa do chileno Alejandro Jodorowski, exibido na Mostra Internacional de Cinema; Les Oiseaux De Passage, de Olivier Ringer; o turco Rauf, de SonerCaner e BarisKaya; a animação canadense Window Horses, de Ann Marie Fleming e os curtas A Bike A Ride, de Bernard Attal e El Origem de La abundancia, de Juan Gabriel Soler Alarcón.

Além dos inéditos, filmes com propostas temáticas que sugerem reflexão e debate, como Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, terão sessão especial seguida de bate-papo com os respectivos diretores.

Duas homenagens completam a programação de filmes da Ciranda: a exibição de Diário de Naná, longa de Paschoal Samora; e Língua Mãe, de Fernando Weller e Leo Falcão, em tributo ao percussionista Naná Vasconcelos; e uma seleção de curtas dos mestres do riso, Charles Chaplin, Buster Keaton e Jacques Tati, que estão na seção Humor à Mesa.

Além dos filmes, o evento também terá três rodas de conversa que vão contemplar os temas Humanidades, Poéticas e Subjetividades, reunindo profissionais de diferentes áreas para pensar junto formas de ação e reação diante de temas relevantes do nosso cotidiano.

Na Roda de Conversa Humanidades, dia 25 de maio, estão confirmadas as participações de Reinaldo Nascimento, Sonia Hirsch e André Gravatá, que fará a mediação do encontro. Já na conversa da Roda de Poéticas, na sexta, 26 de maio, Beth Beli, Christiane Paoli Quito e Eliane Caffé serão mediadas por Ana Paula Sousa. E no sábado, 27 de maio, a terceira Roda conversará sobre Subjetividades, com a participação de Christian Dunker, Fátima Caldas, Kika Melham e Mariana David.

A Ciranda de Filmes também vai oferecer duas oficinas práticas: preparação artesanal do pão e elaboração do bordado; e uma vivência com exercício de meditação.

Com curadoria de Patricia Durães, diretora do Grupo Espaço de Cinema, e Fernanda Heinz Figueiredo, cineasta, a Ciranda de Filmes tem o patrocínio do Itaú Unibanco, parceria institucional do Alana, e apoio do circuito Itaú Cinemas e da Aiuê Produtora de Conteúdo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

CIRANDA DE FILMES
De 25 a 28 de maio, quinta-feira a domingo
Mais informações e a programação completa pelo SITE do evento