A última parte do depoimento do ex-presidente Lula, em que pode fazer as considerações finais, Lula mostrou como funciona o esquema de pré-condenação entre a Rede Globo (e a grande mídia) e os vazamentos da Lava Jato.

O ex-presidente afirmou, por meio de dados apresentados, que a imprensa criou um clima para tornar impossível a sua absolvição, mesmo não tendo nenhuma prova. Lula pediu para que os procuradores apresentassem provas contra ele e não apenas insinuações e vazamentos.

“Há o interesse de vazar Dr. Moro porque esse julgamento tem de ser pela imprensa. Isso tá levando a um impasse. Como isso vai acabar se esse tal de Lula for inocente?”

E concluiu: “queria só pedir aos meus acusadores. O Ministério Público não foi feito para isso. A acusação tem de ser séria, tem de ser fundamentada, não pode ser especulativa. E hoje a acusação é muito mais feita pelas capas de jornais, de revistas, do que os dados concretos das perguntas que vocês me fizeram. Sinceramente, pelas perguntas que vocês me fizeram, o Dr. Moro não deveria nem ter recebido essa ação”