O Espaço Cultural Maria Monteiro recebe nessa sexta-feira, 12, o show de jazz do Duo Vipi. A apresentação dos músicos Guilherme Vieira (violão) e Thiago Lourenço (piano) está marcada para às 20h e faz parte da divulgação do último álbum “Maracutando”. O show conta com composições instrumentais embaladas pelos ritmos brasileiros e pela improvisação.

Os músicos apresentam neste trabalho composições que revelam a face autoral do duo e que foram arranjadas durante viagens a diferentes destinos, realizadas para a concepção do álbum e que serviram como inspiração para a música que queriam produzir. Eles têm como referência grandes nomes do cenário nacional e do jazz, como Tom Jobim, Chico Buarque, César Camargo Mariano, Bill Evans, Baden Powell e Pat Metheny.

A apresentação faz parte do projeto Duo Vipi através do ProAC e conta com o patrocínio da Bispharma. O objetivo principal do projeto é o enriquecimento da música instrumental brasileira sendo disseminada aos mais variados públicos de forma acessível.

O primeiro trabalho do Duo Vipi, o álbum “Antônio Brasileiro – um tributo a Tom Jobim” (2009), gravado de forma independente, já demonstra a estética autêntica de interpretação e arranjos dos músicos, que fazem da improvisação, tirada do jazz, o ponto chave de criação. “Esse exercício de criação espontânea é utilizado como unidade artística do duo e faz com que cada apresentação seja única e imprevisível. O ouvinte é levado a diferentes planos temáticos a cada execução, e isso exige do músico uma aptidão de contador de histórias”, comenta Guilherme Vieira. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local: Espaço Cultural Maria Monteiro
Data: 12 de maio
Horário: 20h00
Endereço: R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Vila Padre Anchieta, Campinas
Entrada gratuita