Campinas ganhará no dia 10/06, sábado, um novo cineclube dedicado exclusivamente a documentários nacionais. É o Cine Resista!, que terá programação mensal, sempre aos sábados, com entrada gratuita.

O lançamento do cineclube será com o documentário As Filhas da Chiquita (2006), dirigido por Priscilla Brasil. A obra traz como tema a Festa da Chiquita, o mais tradicional encontro LGBT da Amazônia que, contra tudo e contra todos, ocorre no mesmo dia que a bicentenária procissão do Círio de Nazaré – maior romaria católica do Brasil e uma das maiores do mundo, em Belém do Pará.

A escolha deste filme dialoga com o mês em que se comemora o Dia do Orgulho LGBT, que é celebrado no dia 28 de junho. “Selecionaremos documentários brasileiros que abordem questões econômicas, sociais, culturais, históricas, políticas e etnográficas. As exibições serão seguidas de um bate papo com a presença de um convidado de acordo com a temática do filme.”, explica Fernanda Viana – uma das organizadoras do Cine Resista!. Esta primeira edição contará com a participação do convidado Reginaldo Alves do Nascimento, do Coletivo LGBT Cores.

Antes da exibição do documentário, a partir das 17h30, o trio musical Os Curupiras fará um ensaio aberto acústico para recepcionar o público. A ideia é também reunir nos dias em que ocorrem as sessões do Cine Resista! artistas, estudantes, músicos e artesãos para apresentação e exposição de trabalhos artísticos ao público.

A escolha deste filme é emblemática, pois As Filhas da Chiquita foi realizado sem nenhum patrocínio entre 2002 e 2005, independentemente e sem recursos financeiros, o que condiz com a proposta de resistência do cineclube.

O documentário foi vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular e Menção Honrosa pelo Júri Oficial no festival Mix Brasil, e também foi eleito Melhor Filme pelo público na Mostra Amazônica do Filme Etnográfico.

“As Filhas de Chiquita” apresenta ao espectador, já nos primeiros planos, a multidão nas ruas de Belém durante o Círio de Nazaré. Essas imagens aéreas dão a dimensão de uma das maiores procissões católicas no Brasil que acontece desde 1793. Mais de dois milhões de fiéis demonstram sua devoção e emoção numa longa caminhada em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Dentre os fiéis, ouvimos as histórias de personagens gays, travestis e drag queens que falam sobre seus pedidos e agradecimentos à santa e de sua relação com o Círio de Nazaré. Em contrapartida, conhecemos personagens igualmente devotos que declaram seu amor à santa, mas que criticam a presença dos gays na procissão e falam sobre a polêmica da festa. Essa dualidade é reforçada quando o sagrado e o profano se encontram na mesma celebração. Mas, as demonstrações de fé e irreverência estão lado a lado afirmando a possibilidade de coexistirem, apesar das recriminações.

As exibições vão acontecer na sede do Psol Campinas, localizada à Rua Hilário Magro Júnior, 97, Bosque. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Lançamento do Cine Resista!
17h30 – Ensaio aberto com grupo musical Os Curupiras
18h – Exibição do documentário As Filhas da Chiquita (2006). Direção: Priscilla Brasil. Duração: 52 minutos
Entrada gratuita
Local: Sede do Psol Campinas – R. Hilário Magro Júnior, 97 – Bosque, Campinas. Tel: (19) 2511 6957