A Campanha de Vacinação contra a gripe em Campinas, que termina na próxima sexta-feira, 26 de maio, atingiu até o momento apenas 57%,3%. Até agora, 140,9 mil pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas. Também foram vacinados 31.614 portadores de doenças crônicas, segundo informações da Prefeitura.

A meta do governo municipal era vacinar 90% das 322.642 pessoas. Em 2016, a cobertura vacinal foi de 98%.

A vacina está disponível nos 63 centros de saúde de Campinas. Para receber a dose, as pessoas devem levar carteira de vacinação ou documento de identidade. Os doentes crônicos devem apresentar receita ou prescrição médica.

A vacina é aplicada em pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), profissionais de saúde, professores, índios, população carcerária, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas.

Desde o último sábado, 13 de maio, profissionais da Defesa Civil, bombeiros, policiais militares, funcionários do Poupatempo e dos Correios foram incluídos na vacinação. É necessária a apresentação de crachá ou demonstrativo de pagamento (holerite).

Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, é preciso receber a imunização anualmente.

A vacina evita as complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia. As pessoas com doenças agudas graves e febre (moderada ou alta) devem esperar a melhora do quadro clínico para receber a dose. A vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas, inclusive a de febre amarela.(Carta Campinas com informações de divulgação)