Jeff Vasques, “poeta, palhaço e passarin”, lançou, recentemente, uma campanha de financiamento coletivo para seu projeto “Eupassarinho: redescobrindo as Américas”. Com esse projeto, o artista pretende percorrer numa Kombi-casa os países do continente até o México, compreendendo e divulgando seus povos através de suas lutas sociais e de sua cultura de resistência: “Quero revelar para mim e pra todo o bando que me acompanha, através de vídeos, fotos, poesia, uma América profunda, sem fronteiras em sua rebeldia e sonhos coletivos.”. Com a campanha, busco arrecadar o suficiente para financiar boa parte do combustível e da manutenção da Kombi, além de equipamentos para filmar, fotografar e editar a viagem.

Segundo o artista, o projeto nasceu de uma confluência de fatores, sendo os dois centrais: seu antigo interesse pela cultura latinoamericana, em especial, pela arte comprometida com as lutas sociais de seu tempo; e o desejo de conhecer as organizações políticas que se desenvolvem em nosso continente. É um tipo de informação que é muito pouco divulgada para os brasileiros, e Vasques é categórico: “Há ainda uma linha de ‘Tordesilhas’ que nos isola de nossos vizinhos… não nos sentimos latinoamericanos!”.

A viagem de Jeff Vasques não é só de busca, ele pretende, também, levar pelo continente seu “desespetáculo” de palhaço, o “Circo da Miséria”, em que, Magrólhos, seu palhaço-vagabundo, arma do lixo sua lona preta e rasgada, buscando alimentar seu estômago e sua fantasia a partir dos restos da humanidade. “O ‘Circo da Miséria’ é todo dedicado à resistência do povo da rua, a esses que nos jogam na cara, todo dia, nossa própria miséria de espírito.”, afirma o palhaço. Além disso, leva sua poesia e cursos de formação política. Como educador do “Núcleo de Educação Política 13 de Maio”, organização com mais de 30 anos de experiência na formação dos trabalhadores, pretende levar essa pedagogia única para movimentos da América.

A viagem não tem roteiro nem prazos rígidos, afirma Jeff Vasques, já que o trajeto será construído a partir dos contatos feitos com movimentos sociais e grupos artísticos. Durante esse caminho, ele viverá dentro de sua carro-casa, uma Kombi Touring 1977, que já veio de fábrica com uma mini-casa em sua carroceria: cama de casal que vira mesa, geladeira, fogão, chuveiro. Mas, apesar de bem conservada, o artista alerta que “ela é velha e consome muita gasolina, por isso é fundamental a campanha de financiamento para garantir tanto os gastos com gasolina, quanto com manutenção”.

Na campanha desenvolvida no site da Benfeitoria, Vasques oferece recompensas para os “benfeitores” que contribuírem: seus livros de poesia, com destaque para o lançamento da antologia de “Poesias de Luta da América Latina”, fruto de anos de pesquisa e tradução. Oferece, ainda, cartões postais com arte de Lia Peres, intervenções do Magrólhos, o desespetáculo “Circo da Miséria” e, até mesmo, um jantar na Kombi! Jeff Vasques quer se enraizar na América para melhor sonhar um continente livre, em que, como disse Quintana, “Todos esses que aí estão / atravancando o meu caminho / eles passarão… / eu passarinho”. Para saber mais sobre o projeto Eupassarinho, acesse o SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)