Em São Paulo – Andréa Beltrão estreia em São Paulo, no Sesc Consolação, o espetáculo Antígona, dirigido por Amir Haddad. Escrito há mais de dois mil anos, por volta de 441 a.C, pelo dramaturgo e escritor grego Sófocles, o texto chega aos palcos em uma adaptação de Millôr Fernandes.

A jovem Antígona é o último rebento de uma árvore genealógica que tem suas raízes na formação da cidade de Tebas, na Grécia. Ela pertence ao ramo dos Labidácidas, de onde Édipo, é seu pai e irmão, ao mesmo tempo, por obra de um casamento incestuoso dele com sua mãe Jocasta.

No espetáculo presenciamos e acompanhamos os acontecimentos que levam ao aniquilamento total desta família maldita, ou seja, o enclausuramento de Antígona e seu suicídio na caverna em que está encarcerada, após ter sido condenada à morte por desobedecer às ordens de seu tio Creonte, Rei de Tebas, que havia proibido que seu irmão tivesse um enterro conforme as tradições religiosas de seu povo. Antígona enterra o seu morto, desobedece ao Estado e paga com a vida esta inevitável desobediência civil.

O Rei de Tebas irá ele também pagar um preço ainda maior do que ela pagou, por tê-la condenado à morte. O espetáculo é uma reflexão aterradora e profética do que pode acontecer a um povo e seus governantes, quando as autoridades sobrepõem os interesses ditos públicos àqueles da população. Um aviso, um alerta!

Os ingressos variam de R$ 15,00 a R$ 50,00 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“As tragédias gregas não perdem atualidade porque têm justamente essa capacidade de catalisar questões centrais à condição humana e que, ao menos para a cultura ocidental, tornaram-se basilares.”
(Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc em São Paulo)

Com Andrea Beltrão
Direção: Amir Haddad
Autor: Sófocles
Tradução: Millôr Fernandes
Dramaturgia: Amir Haddad e Andrea Beltrão
Duração: 60 min.
No Teatro Anchieta