O Grupo Indígena Sabuká – Kariri Xocó-AL, a Rede de Apoio Kariri-Xocó em Campinas com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Campinas e outros coletivos, convidam à todas e todos para participarem da Roda de Conversa: Culturas Indígenas – Uma Outra Visão de Mundo, Uma Outra Prática Social, que acontecerá no dia 17 de maio, quarta-feira, a partir das 15h, na Estação Cultura de Campinas.

A atividade faz parte da 5ª Jornada Sabuká Kariri Xocó em Campinas e tem a intenção de aproximar o diálogo e o debate indígena de escolas, serviços públicos, casas e centros de cultura, organizações sociais, entre outros atores que por muitas vezes não incluem em seu cotidiano essa cosmovisão tão importante da cultura e das práticas sociais que nos apresenta respostas aos problemas e desafios das grandes cidades.

O grupo Kariri-Xocó – Sabuká – de Alagoas, que há quatro anos vem realizando trabalhos educacionais, culturais, vivenciais e de divulgação e fortalecimento de sua cultura na região, abre mais uma temporada de atividades em 2017 para dar continuidade na construção de laços de parceria e troca de conhecimentos estabelecidos entre escolas, grupos e centros culturais, universidades, entre outros. O trabalho do grupo, formado por 7 homens moradores da aldeia e, neste ano, quatro mulheres, consiste na realização de rodas de conversa, como forma de partilhar sua história, cultura e modos de viver e ver o mundo. Também são realizadas oficinas de pintura corporal de dança e de cantos – denominados Toré – exposição e venda de objetos patrimoniais- artesanatos.

Nestes encontros as crianças, jovens e adultos podem tirar suas dúvidas, vivenciar e aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura Kariri-Xocó e sobre a história e a situação política dos povos indígenas nordestinos.

A Rede Kariri-Xocó é formada por pessoas que acompanham o trabalho do grupo em Campinas e apoiam na forma de elaboração de projetos de financiamento, alojamento, transporte, alimentação, agendamento com escolas e espaços culturais, registros audiovisuais e o fortalecimento político. É também um modo de aprendermos, trocarmos, fortalecermos e divulgarmos a riqueza de conhecimentos do povo Kariri-Xocó bem como de sua luta por direito, à sobrevivência, à dignidade e às suas terras demarcadas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Saiba mais sobre a cultura, etnia e luta Kariri Xocó em sua página nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)