Nesta sexta-feira, 14 de abril, a tradicional festa do Boi Falô traz ao distrito de Barão Geraldo, em Campinas, uma série de atividades. A programação começa às 10h, na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, localizada na Rua Jerônimo Pátaro s/nº.

Além das homenagens ao boi, o ponto alto da festa é a distribuição gratuita da macarronada com molho de tomate. Neste ano, serão utilizados 500 quilos de macarrão. O alimento é abençoado por um padre, no local, antes de ser servido. Na programação musical, o público poderá conferir o grupo de Violas Campinas e o grupo de Teatro Savuru.

A comemoração, realizada há 22 anos, é organizada por moradores, empresários e comerciantes da localidade, com o apoio da Subprefeitura de Barão Geraldo e da Secretaria Municipal de Cultura. A expectativa é de reunir 2 mil visitantes.

A lenda do Boi Falô nasceu em 1888, na fazenda Santa Genebra, de propriedade do Barão Geraldo de Rezende. Um dos escravos que trabalhava nas plantações de cana de açúcar e café foi obrigado pelo capataz a ir ao pasto e atrelar um boi para arar a terra, em uma Sexta-feira Santa.

Esse escravo, chamado Toninho, um rapaz franzino e muito obediente, foi então colocar a canga no animal, que estava deitado sob uma frondosa árvore. Por mais que o escravo insistisse, o boi não saia do lugar. Neste momento o animal olhou para o escravo, deu um mugido alto e disse: “hoje é dia santo, é dia do Senhor, não é dia de trabalho”. O escravo saiu correndo para sede da fazenda, gritando: “o boi falô, o boi falô!”

Segundo a lenda, o capataz ainda teria tentado castigar Toninho pela insubordinação, mas ele correu para a Casa Grande à procura do Barão Rezende que, ao ouvir seu relato, teria lhe dado razão e ordenado que ninguém trabalhasse naquele dia.

O escravo passou a trabalhar dentro da casa por muitos anos, até sua morte, e, em consideração aos seus bons serviços, acabou sendo enterrado junto ao túmulo do Barão, no Cemitério da Saudade, em Campinas.

A lenda faz parte do folclore do Distrito de Barão Geraldo. O túmulo do escravo Toninho é um dos mais visitados no dia de Finados, principalmente por aquelas pessoas que querem alcançar uma graça. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Festa do Boi Falô
Quando: sexta, 14, a partir das 10h
Onde: Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende (Rua Jerônimo Pátaro, s/nº, Centro de Barão Geraldo, Campinas)
Entrada gratuita