Até o dia 24 de junho, pode ser vista no SESI Amoreiras a exposição “Arthur Bispo do Rosário – A alguns centímetros do chão”.

Uma cadeira, uma gaiola e outros objetos cotidianos incorporados no universo artístico de um dos mais expressivos artistas brasileiros do século XX, na mais pungente resposta à loucura cometida pela sociedade brasileira em todos os espaços manicomiais do país. A exposição apresenta a obra de Arthur Bispo do Rosário e a sensibilidade de um olhar que, simplesmente, elevou uma cadeira a alguns centímetros do chão, criando um universo onírico, dotado de uma poesia singular, dentro da Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro.

“Arthur Bispo do Rosário: a alguns centímetros do chão” faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP que apresenta mostras itinerantes de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica.

Arthur Bispo do Rosário nasceu em Japaratinga (Sergipe) e passou a maior parte da sua vida como interno da Colônia Juliano Moreira, um dos maiores hospitais psiquiátricos do país. A sua obra foi descoberta tardiamente, no início da década de 1980, revolucionando a história da arte do século XX no Brasil. Em 1989, após o seu falecimento, a Colônia passa a abrigar e preservar seus trabalhos, que já foram expostos em diversas e importantes exposições como a 46ª Bienal de Veneza (1995) e a 30ª Bienal de São Paulo (2011). O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, situado dentro do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, é hoje responsável pela preservação, conservação e difusão da obra de Arthur Bispo do Rosário.

A exposição pode ser vista de terça a sábado, das 9h às 20h, exceto feriados. (Carta Campinas com informações de divulgação)