O Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas, abrigará o inusitado encontro entre um garotinho desenhista e um dragão recém-desperto. Aliás, esse é o cerne do espetáculo O Dragão de Fogo, inspirado em uma lenda chinesa. A montagem, indicada para todas as idades, estará em cartaz na quinta (27) e na sexta (28), às 14h.

O espetáculo conta com nomes importantes do teatro brasileiro: os atores (Eduardo Okamoto, Esio Magalhães e Luciana Mizutani), o diretor (Marcelo Lazzaratto), o dramaturgo (Cássio Pires), a direção musical (Marcelo Onofri), o cenógrafo (Alan Chu) e o figurinista (Fause Haten).

Inspirada numa lenda popular chinesa, que chegou às mãos do autor há mais de 10 anos, a montagem O Dragão de Fogo conduz o espectador às aventuras saboreadas por Shun Li, um menino de sete anos. Apesar de ser desenhista e não um guerreiro, o garotinho é lançado a uma grande prova de fogo: salvar a aldeia onde mora, ameaçada por um dragão recém-desperto de uma soneca de séculos. Nessa batalha, além de se reencontrar consigo mesmo e com a esperança concedida por todos os aldeões, Shun Li conquistará a amizade de um fiel escudeiro: um hilário rato.

“Essa história fala de muitas coisas: o ato criador, a necessidade de renovação, mas também sobre o significado da tradição, o sentido de comunidade e o rito de passagem. Shun Li é um no começo da história e, ao seu término, é outro, ainda um menino, mas amadurecido e transformado. Gosto de pensar também que o dragão não é um ‘vilão’, ainda que a princípio se pareça com um. Ele é uma metáfora da destruição inevitável de tudo. Pela importância que acabei dando para a relação entre Shun Li e o rato, acho que essa acabou se tornando uma peça também sobre a amizade”, destaca Cássio Pires.

Mais informações no SITE da produtora SIM! Cultura, radicada em Barão Geraldo, que coordena a montagem do espetáculo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

O Dragão de Fogo
Quando: Quinta (27) e sexta (28), às 14h
Onde: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, em Campinas. Fone: 3272-9359)
Quanto: Entrada gratuita