Após o aumento dos limites de velocidade nas vias marginais da capital paulista, promovida pelo prefeito João Dória (PSDB), foram registrados 223 acidentes com vítimas em dois meses.

Segundo o balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foram 117 ocorrências de 24 de fevereiro a 26 de março, sendo que 93 envolveram motos. Foram registradas duas mortes no período. Nos primeiros 30 dias dos novos limites de velocidade ocorreram 106 acidentes com vítima, com uma morte. No entanto, esses dados não são confiáveis. Após o PSDB assumir a prefeitura, diminuiu a transparência na CET e há contradições em relação aos números da PM.

Na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), prefeitura de São Paulo havia reduzido as velocidades máximas permitidas não só nas marginais, como em diversas ruas e avenidas da cidade, como parte de um programa de segurança no trânsito.

A CET divulgou, em outubro passado, um balanço que mostrou queda de 52% no número de acidentes fatais nas marginais Tietê e Pinheiros, durante o primeiro ano de implantação da medida. De julho de 2014 a junho de 2015, foram registrados 64 acidentes com mortes. De julho de 2015 a junho de 2016, ocorreram 31.

Para o ex-prefeito Fernando Haddad, aumento de velocidade sabendo dos dados aferidos e de pesquisa científica comprova que São Paulo vive uma politicagem do obscurantismo. “Por que a Organização Mundial da Saúde recomendou a todos os prefeitos do planeta que reduzissem a velocidade máxima das vias urbanas? Porque a CIÊNCIA demonstrou que isso significava menos congestionamentos, menos acidentes, menos poluição e, portanto, mais SAÚDE, física e mental. Não tenho a menor pretensão de que argumentos racionais façam diferença para aqueles que optaram pelo obscurantismo. Nem acredito que as instituições que servem hoje à politicagem ajam em favor da verdade. Mas, é bom saber que a ciência, pelo menos no resto do mundo, avança sem fronteiras”, anotou Haddad em rede social.

Desde o dia 25 de janeiro, as velocidades máximas foram reajustadas de 70 quilômetros por hora (km/h) para 90 km/h na pista expressa, de 60 km/h para 70km/h na pista central, e de 50 km/h para 60 km/h na pista local. A exceção é a faixa direita da pista local, mais perto da calçada, que permaneceu com limite de 50 km/h.

Trafegam pelas marginais Tietê e Pinheiros 1,2 milhão de veículos por dia. Sem transparência, a prefeitura não disponibilizou os dados do mesmo período do ano passado para que se possa comparar se houve redução, aumento ou se o número de acidentes se manteve após a medida. Segundo o órgão, essa análise será feita após três meses da implantação dos novos limites. (Carta Campinas e Agência Brasil)