O ritual de lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas será realizado neste sábado, dia 15 de abril, com uma programação que acontece das 9h às 17h. A cerimônia, tradicional há 32 anos, irá reunir mais de 50 comunidades de terreiros de candomblé e umbanda de várias localidades como Campinas, Hortolândia, Monte Mor, São Paulo, Sumaré, Nova Odessa, Salto, Santos, Piracicaba, Várzea Paulista e Salvador (Bahia).

O evento tem início com uma procissão que parte da Estação Cultura e segue em cortejo pela Rua Treze de Maio até a Catedral. No local, a pluralidade de linguagens artísticas estará presente nas apresentações dos grupos Savuru Teatro e Dança, Bateria Alcalina, Urucungos, Puitas e Quijengues, Afoxé Ibaô, Casa de Cultura Tainã, Comunidade Jongo Dito Ribeiro e Capoeira Ibeca Jongo.

O público também poderá saborear comidas típicas como acarajé, abará, pastel e outros quitutes nas barracas localizadas na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral.

A lavagem da escadaria é feita com a essência da alfazema, flores, da energia da água e busca partilhar com o público presente a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico e energético. A essência da alfazema está ligada às energias femininas Matamba (Iansã), Dandalunda (Oxum), Kisimbe (Oxum Apará), Kaitumba (Iemanjá), Zumbaranda (Nanã).

O ritual tem como suas fundadoras e organizadoras, Mãe Dango e Mãe Corajacy, sempre acompanhadas de seus filhos e netos de santo, assim como da participação de comunidades tradicionais de terreiros de várias cidades da região.

Programação

9h – Concentração na Estação Cultura
10h – Descida em procissão pela Rua 13 de maio
12h – Cerimônia Religiosa e Lavagem da Escadaria
13h às 17h – Apresentações Culturais.
17h – Encerramento

32ª Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas
Quando: Sábado, 15 de abril, das 9h às 17h
Onde: Catedral Metropolitana de Campinas ( Rua 13 de Maio, s/n, Centro)