O Sesc Campinas promove neste fim de semana três espetáculos gratuitos de dança contemporânea que fazem parte do Festival Visões Urbanas, um encontro artístico que tem a dança em paisagens urbanas como foco principal. Criado em 2006 pelos artistas pequisadores Mirtes Calheiros e Ederson Lopes, o festival já contou com artistas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Todos os espetáculos acontecem no Espaço Arena e são livres para todos os públicos.

No sábado (15) às 15h acontece a primeira apresentação “Sacrifício – Tornar lugares seguros”. A criação é de Luis Arrieta e Mauro Wrona, que também fazem a performance com dança e canto, respectivamente. O espetáculo integra o projeto ”Homeland”, uma co-produção entre companhias da Bélgica e do Brasil.

Já no domingo (16) às 11h é a vez do espetáculo “Sonho e Ohnnos”, do Grupo Caixa de Imagens. Os dançarinos fazem uma homenagem à força do mestre Kazue Ohno, um dos precursores da Dança Butô, dança que surgiu no Japão pós-guerra e ganhou força nos anos 1970. A direção e a atuação é de Mônica Simões e Carlos Gaucho.

Também no domingo (16) às 14h o Sesc recebe a apresentação “Refúgio ou como fixar raízes no concreto”. O espetáculo é uma proposta da Cia Artesãos do Corpo de levantar a seguinte questão: Como é possível lidar com o conceito de enraizamento em um contexto em que o corpo tende, com frequência, a deslocar suas raízes?

A entrada é gratuita. Mais informações no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)