SPAIN. Madrid. 1933.

Em São Paulo – Até o dia 25 de junho, pode ser vista na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, a exposição “Henri Cartier-Bresson, primeiras fotografias”, com curadoria de João Kulcsár.

Em 1932, com a idade de 24 anos, o francês Henri Cartier-Bresson adquiriu, em Marselha, a câmera Leica da qual nunca se separou, tornando-a uma extensão do seu olho e transformando seu interesse casual pela fotografia em paixão. Nos três anos seguintes, ele criou uma das mais originais e influentes narrativas visuais da história da fotografia.

Nesta mostra, com fotos clássicas e algumas inéditas, podemos perceber o caminho percorrido pelo jovem fotógrafo, suas viagens e aventuras pela Espanha, México, França e Itália. Nestas jornadas, em que passa os dias flanando, a sua busca é pelo “Momento Decisivo”, conceito originalmente publicado no livro Images à la Sauvette, de 1952.

A exposição pode ser vista diariamente, das 10h às 20h. Agendamento de grupos escolares e sociais podem ser realizados de segunda a sexta, das 10h às 18h30, pelo telefone (11) 3146-7439 ou pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. Mais informações no Portal do SESI. (Carta Campinas com informações de divulgação)