Nessa quinta-feira, 27 de abril, às 19h30, o Cineclube Catavento faz a sua sessão de abril com o polêmico filme “A Viagem de Ioanni”, filme que retrata a história da blogueira cubana que a partir da comunicação e da internet fez críticas às situações vividas em Cuba. Nesse processo, ela vem ao Brasil para debater a sua condição de blogueira, e também discutir os modelos de sistema políticos e a liberdade de expressão.

A sessão acontece no Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Filme: A Viagem de Ioanni – Brasil (2014) – Direção: Peppe Siffredi e Raphael Bottino

Sinopse: A blogueira cubana Yoani Sánchez construiu seu primeiro computador e criou um blog mesmo sem ter acesso à internet em casa. Hoje, sua página recebe milhões de visitantes por mês. Depois de anos tentando obter permissão para viajar, a principal opositora dos irmãos Castro dentro da ilha veio ao Brasil, onde encontrou muita polêmica, a fim de discutir a liberdade de expressão numa sociedade globalizada.

O Cineclube Catavento prioriza a circulação livre de filmes nacionais e o acesso ao conhecimento por meio do audiovisual em uma curadoria participativa e colaborativa entre redes, grupos produtores e movimentos sociais. Neste início de ano, o Cineclube Catavento completa 5 anos de atuação contínua dentro do Museu da Imagem e do Som de Campinas e tem a perspectiva também de levar cineclubes para espaços públicos, praças, ocupações urbanas, escolas, centros culturais, entre outros. Essas iniciativas são fundamentais para que as ações cineclubistas se efetivem e haja a disponibilização e o acesso ao conhecimento por meio do audiovisual de forma pública, livre e gratuita. Vem exercendo a função social de ser um ponto exibidor de filmes brasileiros alternativos e/ou independentes, filmes com uma interface com os direitos humanos, a cidadania e as experimentações linguísticas necessárias para a concepção de outros nichos de cinema, mais populares e representativos.

Mais informações sobre o Cineclube Catavento AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)