Entre os dias 6 e 13 de abril, acontece em Campinas a primeira edição da Mostra de Cinema Italiano, que contará com a estreia mundial do filme “A Verdade” (Le Verità), do diretor Giuseppe Alessio Nuzzo. Serão 17 filmes contemporâneos, além de três obras antológicas do cineasta Elio Petri (1929-1982), que será homenageado.

Elio Petri, autor de um cinema político, evidenciou mudanças na Itália do pós-guerra a partir do realismo e representa a geração que mudou o cinema de seu país.

Elio Petri ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1971 com o filme “Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita” (Indagine su un cittadino al di sopra di ogni sospetto). Foi roteirista de 30 filmes e dirigiu outros 18. Conquistou também prêmios nos festivais de Cannes, Berlin, Veneza, Mar del Plata, entre tantos outros.

Na I Mostra de Cinema Italiano, serão exibidos os filmes “Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita”, “A classe operária vai ao paraíso” e “Juízo final”.

O evento contará com a presença do cineasta Francesco Bruni, do ator e produtor Francesco Siciliano e da atriz Nicoletta Romanoff, estrela de A Verdade, que virá a Campinas para o lançamento. A entrada para as sessões será gratuita e elas vão ocorrer em diversos pontos da cidade. Mais informações estão disponíveis no SITE  e na página da Mostra no Facebook.

Haverá também eventos acadêmicos. Um ou mais dos artistas participarão de sessões especiais e vão debater, com estudantes e professores, aspectos da realidade italiana e da arte cinematográfica na Unicamp, na PUC-Campinas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Esamc.

Entre as atividades paralelas da I Mostra de Cinema Italiano, está programado o “Cine Gourmet”, um evento gastronômico na Praça Carlos Gomes no dia 9 de abril.

A Orquestra Sinfônica de Campinas, igualmente programou dois eventos para os dias 8 e 9, com obras dos compositores italianos Nicola Piovani (1946), Ennio Morricone (1928) e Nino Rota (1911-1979).

O evento é promovido pela Prefeitura de Campinas e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Vvi e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)