Nesse sábado, 4, o público poderá participar de duas sessões de cinema gratuitas no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.

A primeira acontece às 16h com a exibição do filme “Solaris”, de Andrei Tarkovsky, como parte do ciclo “Cinema & Literatura”. Mais à noite, às 19h30, será exibido o documentário  “She’s beautiful when she’s angry”, de Mary Dore, como parte da programação do ciclo “Mulheres na direção”. Os dois ciclos de filmes têm curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

Adaptado do best-seller de Stanislaw Lem, “Solaris”, de Andrei Tarkovsky, medita sobre um planeta imaginário e segue a linha de 2001. Uma obra-prima de ficção científica, o filme é igualmente uma epopeia executada quase sem orçamento. Em vez de oferecer efeitos especiais inovadores ou um espetáculo de som e luz, o filme permanece confinado à experiência de um personagem para quem a fantasia e o cotidiano se fundem. (URSS, 1972. Colorido, 165 min).

Stanislaw Lem, autor do romance, é um dos poucos autores de ficção científica onde a palavra “alien” evoca de fato o sentido de o Outro, o Diferente, o Estranho, O-que-não-é-como-nós, O-que-não-conhecemos. No romance, o alienígena é um oceano de plasma pensante, com apenas duas formas de comunicar-se conosco. A primeira consiste em modelar a si mesmo, criando abstrações geométricas grandes como uma cidade e complexas como cem catedrais góticas. A segunda consiste em materializar nossos pensamentos. Os astronautas que investigam Solaris vivem em função de um mistério que eles desconfiam que nunca será esclarecido. 

Já o documentário que abre o ciclo “Mulheres na direção” conta a história do nascimento do movimento feminista nos Estados Unidos por meio das mulheres que criaram o movimento nos anos 1960, fazendo uma revolução em todos os âmbitos sociais. (EUA, 2014. Colorido, 92 min).

O ciclo “Cinema & Literatura” acontece todo primeiro sábado do mês, desde 2011, sempre exibindo um filme baseado num grande clássico da Literatura. Já foram exibidos filmes baseado nas obras de James Joyce, Marcel Proust, Franz Kafka, Machado de Assis, Thomas Mann, Jane Austen, Albert Camus, Emile Zola, Graciliano Ramos, Leon Tolstoi, Doistoiévski, entre outros.

O ciclo “Mulheres na Direção” dedica as quatro noites de sábado do mês de Março à documentários recentes dirigidos por mulheres. O objetivo com a programação é destacar a contribuição das mulheres à produção cinematográfica mundial e ao gênero “documentário” especificamente – além de prestar uma homenagem a cineasta belga Chantal Akerman, falecida em 2015, com a exibição de seu último trabalho.

As exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)