Em São Paulo – Será aberta no próximo dia 22 de fevereiro, a “Ocupação Laura Cardozo”, no Itaú Cultural. A 33ª edição do programa Ocupação inaugura uma sequência de mostras que valorizam a energia, o poder de ação e o vigor criativo de importantes mulheres do cenário artístico do país.

Filha de imigrantes portugueses, Laurinda de Jesus Cardoso cresceu no tradicional bairro da Bela Vista, em São Paulo. Nascida em 13 de setembro de 1927, sempre quis ser atriz. Dedicou sua vida aos estúdios dos rádios, aos palcos de teatro e aos sets de novelas e de cinema, contabilizando centenas de trabalhos e dezenas de prêmios.

A Ocupação Laura Cardoso convida o público para conhecer o processo criativo da atriz, os registros de sua trajetória e a memória de seus papéis em um percurso não linear que se pretende múltiplo, a exemplo de sua atuação.

Uma das atrações da Ocupação é uma série de leituras dramáticas, dirigidas por mulheres, de peças em que a atriz atuou.

Nos dias 17 e 18 de março, o texto que será declamado é a tragédia “Antígona”, de Sófocles, que narra a saga da filha de Édipo e Jocasta para enterrar seu irmão Polinice de acordo com os preceitos de sua religião. Antígona precisa enfrentar a ira de Creonte, rei de Tebas, que proibiu os ritos fúnebres para o corpo do “traidor”. A direção é de Luciana Lyra.

No final de semana seguinte, nos dias 24 e 25, a premiada atriz Denise Weinberg dirige a comédia “Outono, Inverno”, de Lars Nóren. A peça retrata uma família à beira de um colapso, que tenta desesperadamente recuperar a solidariedade entre seus integrantes.

A diretora Maria Thaís comanda a leitura de “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca, nos dias 31 de março e 1º de abril. Uma matriarca dominadora mantém suas cinco filhas sob total vigilância, transformando a casa em uma bomba prestes a explodir.

A leitura do roteiro cinematográfico “Terra Estrangeira”, originalmente escrito por Daniela Thomas, Walter Salles e Marcos Bernstein, ocorre nos dias 7 e 8 de abril. O filme conta a história de Paco, que deseja conhecer a terra de sua falecida mãe. Sem dinheiro por causa do confisco das contas-poupança no governo Collor, ele aceita a proposta de um desconhecido para entregar um misterioso pacote em Portugal.

Com direção de Malú Bazán, “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade, é encenado nos dias 14 e 15. A trama mostra trabalhadores que se preparam para uma peregrinação religiosa. É necessário que todos confessem seus pecados antes da partida. No entanto, uma disputa entre o líder comunitário e o religioso coloca em xeque a fé de todos.

O texto “Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu”, de Carlos Alberto Soffredini, encerra a programação nos dias 21 e 22. Com direção de Renata Soffredini, a peça revela o dia a dia de uma companhia mambembe de circo-teatro quase falida. A obra garantiu a Laura Cardoso seu primeiro Prêmio Shell, em 1990.

Mais informações no SITE do Itaú Cultural (Carta Campinas com informações de divulgação)

Abertura
quarta 22 de fevereiro de 2017
às 20h

visitação
quinta 23 de fevereiro a domingo 30 de abril de 2017
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h

piso 1 [indicado para todos os públicos]

Entrada gratuita