As quatro noites de sábado do mês de março serão dedicadas a documentários recentes dirigidos por mulheres na programação do ciclo “Mulheres na Direção”, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

O objetivo com a programação é destacar a contribuição das mulheres à produção cinematográfica mundial e ao gênero “documentário” especificamente – além de prestar uma homenagem à cineasta belga Chantal Akerman, falecida em 2015, com a exibição de seu último trabalho.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. Veja abaixo mais detalhes da programação:

11 de Março, 19h30
OLMO E A GAIVOTA
direção de Lea Glob e Petra Costa
Um mergulho poético e existencial na mente de uma atriz durante os nove meses de gravidez. Brasil, Dinamarca, França, Portugal, 2015. Colorido, 87 min.

18 de Março, 19h30
LIBERTEM ANGELA DAVIS
direção de Shola Lynch
Um documentário que narra a vida da jovem professora universitária Angela Davis, e como seu ativismo social colocou seu nome na lista dos 10 mais procurados do FBI. EUA, 2014. Colorido, 102 min.

25 de Março, 19h30
NÃO É UM FILME CASEIRO
direção de Chantal Akerman
Naquele que seria seu último trabalho, a cineasta belga Chantal Akerman , falecida em outubro de 2015, revela um comovente retrato de seu relacionamento com sua mãe, uma sobrevivente de Auschwitz, cujo passado e ansiedade crônica tiveram enorme influência no trabalho da filha. Juntas, elas revisam suas preocupações temáticas envolvendo gênero, sexo, identidade cultural, tédio, solidão e manias. ​Bélgica, França, 2015. Colorido, 115 min.

“A questão da diversidade vai além da igualdade. Quando não temos filmes feitos por mulheres ou por grupos minoritários, estamos perdendo o ponto de vista de uma grande parte da humanidade. Isso limita nossa perspectiva.” (Deniz Gamze Ergüven, diretora de “Cinco Graças”, exibido em Janeiro no MIS Campinas)

Mais informações no evento criado no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)