Uma das mais importantes escritoras da história da Literatura, Jane Austen (1775-1817) como muitas das mulheres que se dedicaram à escrita não teve o devido reconhecimento em seu tempo e por muitos anos sua obra foi taxada de conservadora por se limitar, aparentemente, a histórias de amor.

Somente com os estudos dos revisionistas e das teorias pós-colonialistas e feministas a partir da década de 1930 é que identificou-se a postura crítica de suas obras aos valores e costumes vigentes do período em que viveu (na transição do XVIIIpara o XIX), sobretudo, em relação à condição da mulher.

É com este espírito que o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, consagra o mês de abril à discussão de sua obra e da importância desta para a literatura com a exibição de cinco adaptações cinematográficas de seus romances. A curadoria é do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

As exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Sábado, 1 de Abril, 19h30
ORGULHO E PRECONCEITO
direção de Joe Wright
As cinco irmãs Bennet – incluindo Elizabeth (Keira Knightley), de fortes convicções, e a jovem Lydia (Jena Malone) – foram criadas pela mãe (Brenda Blethyn) tendo somente um propósito na vida: casar-se com um bom marido. Quando um rico solteiro compra uma mansão na vizinhança, as irmãs Bennet entram em polvorosa. Quando Elizabeth conhece o belo, porém esnobe, sr. Darcy (Matthew Macfadyen), começa uma engraçada batalha entre os dois. Inglaterra, 2005. Colorido, 127 min.

Sábado, 8 de Abril, 19h30
RAZÃO E SENSIBILIDADE
direção de Ang Lee
A história de uma mulher que fica viúva e vai morar com suas três jovens filhas em uma casa de campo, na Inglaterra do século XIX. Nessa época, como as mulheres só se casavam se a família desse um dote para o futuro marido, a única coisa que restava às meninas era sonhar com um grande amor. O filme do diretor Ang Lee é baseado num romance de Jane Austen. Recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme e o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, além de ter sido indicação para mais seis Oscars. Inglaterra/EUA, 1995. Colorido, 135 min.

Sábado, 15 de Abril, 19h30
PALÁCIO DAS ILUSÕES
direção de Patricia Rozema
No início do século 18, a menina Fanny (Hannah Taylor Gordon), de dez anos, deixa sua família pobre para ser criada por parentes ricos em um lugar chamado Mansfield Park. O tempo todo a lembram de sua “inferioridade” em relação aos primos e, cercada por preconceito, só recebe carinho de Edmund, com quem divide a paixão pela leitura. Já adulta, Fanny (agora interpretada por Frances O’Connor) desenvolveu seu talento para literatura, é atraente e mordaz. Mas seu status só aumenta quando um bom partido se interessa por ela. A estória segue fazendo uma sátira à sociedade da época, abordando os casamentos de conveniência, os amores que não dão certo, traições, a falsa moral e o preconceito social. Inglaterra, 1999. Colorido, 110 min.

Sábado, 22 de Abril, 19h30
EMMA
direção de Douglas MacGrath
Adaptação do livro de Jane Austen, publicado pela primeira vez em 1816. A história se passa na Inglaterra do final do séc. XIX. Emma Woodhouse (Gwyneth Paltrow), uma jovem inteligente e bonita, vive com o pai num povoado. Quando sua amiga e confidente Mrs. Weston (Greta Scachi) anuncia o casamento com um vizinho, a garota começa a sentir um grande vazio. Passa a dar uma de cupido tentando arrumar um pretendente para a desajeitada Harriet (Toni Colette). E entre esses encontros e desencontros amorosos se desenrola a história e a boazinha Emma vai acabar se descobrindo apaixonada por quem ela menos esperava. Inglaterra/EUA, 1996. Colorido, 120 min.

Sábado, 29 de Abril, 19h30
AMOR E AMIZADE
direção de Whit Stillmann
Durante o século XVIII, a bela viúva Lady Susan Vernon foge dos boatos sobre seus casos amorosos, indo morar na fazenda dos antigos sogros. Então, ela reflete sobre a vida e decide arranjar um novo marido para ela e sua filha, Frederica. EUA/França/Holanda/Irlanda, 2016. Colorido, 92 min.

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas