O filme “Metrópolis”, clássico expressionista de Fritz Lang, ganhará trilha sonora ao vivo do Cinepiano Tony Berchmans no Teatro Castro Mendes, na próxima sexta-feira, dia 24/03 às 20h30. Será a primeira vez que o pianista acompanhará o filme em Campinas.

A projeção do clássico será feita em película 16mm e Tony Berchmans irá improvisar uma trilha sonora original ao piano, utilizando temas de sua autoria em intenso sincronismo com a ação e com a narrativa emocional do filme.

Berchmans criou seu projeto Cinepiano em 2010 e, desde então, já acompanhou inúmeros clássicos do cinema no Brasil e na Europa.

“Metrópolis é um título fundamental da história do cinema, que traz uma narrativa bastante dramática e representa um incrível desafio para que eu desenvolva uma trilha musical intensa. É sempre um prazer e uma honra homenagear este clássico”, afirma Tony.

O Cinepiano Tony Berchmans é um exercício de improvisação e sincronismo, no qual o acompanhamento musical de filmes mudos em tempo real torna-se uma experiência audiovisual única. No espetáculo, a música narra as cenas com precisão e ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Além de óbvias habilidades técnicas, o artista conta com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação, num veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade.

A mais cara produção até então filmada na Europa, o filme Metrópolis é considerado um dos grandes expoentes do expressionismo alemão, e uma obra-prima à frente do seu tempo. Baseado no romance de The Von Harbou, o roteiro foi escrito por ela em parceria com Lang. A história se passa num futuro distópico e traz reflexões sobre a mecanização do mundo, a luta social de classes, com inspirações bíblicas e mitológicas. Repleto de simbolismos e requintes de produção cinematográfica, o filme se tornou um clássico e vem influenciando gerações de escritores e cineastas até hoje. (Carta Campinas com informações de divulgação)

TEATRO CASTRO MENDES RECEBE CINEPIANO TONY BERCHMANS
Sexta, 24/03, às 20h30
Filme: Metrópolis (1927) dir. Fritz Lang
Duração: 94 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Campinas – SP
Telefone: (19) 3272-9359
Entrada: R$30 inteira / R$15 meia