A exposição “Horizontes Internos”, da artista Natalia Plachta Fernandes, será aberta no próximo dia 18 de março, às 16h, no Espaço Folha – Arte e Quitutes.

“É preciso abandonar por um momento a agitação externa para encontrar o acesso a este espaço que nos convida a adentrar Natalia Plachta Fernandes. Silenciar e ajustar a vista para enxergar na escuridão.
O escritor John Berger fala da pintura como a busca de um lugar, que seria a extensão de uma presença. As pinturas de Natalia trazem à tona esse silencioso desespero da busca de um lugar, um abrigo, ora contido, ora imenso. Porém, em ambos os casos a sensação de desamparo é a mesma: cerrado no encontro das paredes com o chão, nossos olhos buscam a saída, percorrendo em volta. Buscando o horizonte inalcançável, e sem uma base estável para amparar o corpo que vê, o olho foge, perde-se na distância.
Estes pequenos universos pintados tragam-nos para dentro de nós mesmos: perigo. Inventam um lugar, uma paisagem, mas deixam-nos sempre num lugar desconfortável, deslocado. De que matéria são feitas essas imagens? Água, terra, sonhos? Quais são as tramas dessas linhas, que ora se cruzam e ora se acompanham, paralelas?
Há, nestas pinturas, uma tênue tensão entre o silêncio das pinceladas delicadas e dos tons rebaixados – quando não totalmente eliminados do âmbito da pintura – e uma força que nos traz para esses minúsculos universos. Mistério.
Trata-se de representações, construções de espaços com forte carga emocional e intuitiva. Seriam imagens de nossos vastos desertos interiores? Tangem o que de imenso há dentro de nós. Horizontes internos” (Fernanda Lazzarini)

Natalia Plachta Fernandes é uma artista visual nascida na Polônia. Vive e trabalha no Brasil. O assunto preponderante em suas obras é o estudo do espaço, que se dá principalmente através da articulação de vários elementos da paisagem, tal como a linha do horizonte. A artista busca criar uma sensação ambígua, de um espaço ao mesmo tempo conhecido e estranho.

O evento será acompanhado com música ao vivo e petiscos. Mais informações na página do evento no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)