Preservar e recuperar a natureza além de importante é urgente para garantirmos o bem estar das próximas gerações. A prática de Yoga em meio à natureza é indicada para aquietar o corpo e a mente. Integrando essas duas ideias, a Fazenda São José, localizada em Joaquim Egídio (Campinas-SP), abrirá suas porteiras para celebrar seu padroeiro no próximo dia 19 de março (domingo) com uma programação com yoga, meditação, café da manhã e plantio de árvores.

A professora Maria Luiza Consolim conduzirá a prática de yoga. Formada pelo Instituto Ísvara e praticante de Hatha Yoga há mais de 10 anos, Maria Luiza explica que a atividade é aberta a todos, inclusive para quem nunca praticou. Basta vestir uma roupa confortável e levar uma canga, toalha ou colchonete. Logo após a prática, será servido um delicioso café da manhã, preparado ao estilo da fazenda.

Coincidentemente dia 19 de março é dia de São José, que empresta seu nome à fazenda e também à cidade de São José do Rio Preto onde foi criado o movimento do Plantio Simultâneo Global que será promovido neste dia em várias cidades do Brasil e do Mundo. O Plantio Global é uma ação colaborativa e comunitária que integrará diversos grupos que já realizam plantios em suas localidades, buscando ainda incentivar a criação de novos grupos, para que seja ampliada a conscientização e as práticas ambientais, assim como a troca de experiências e conhecimento.

Há grupos mais focados em arborização urbana e outros voltados à recomposição de APPs (Áreas de Preservação Permanente), reflorestamento e recuperação de matas nativas. Cada região prioriza suas demandas.
Dentre as diretrizes da ação, está a garantia da manutenção das mudas plantadas até o momento em que possam se desenvolver sozinhas. Na Fazenda São José, este plantio possibilitará a regeneração de uma APP importante para a região. A área do plantio e as mudas das árvores serão previamente preparadas pela Rakau Soluções Sustentáveis e os visitantes também terão a oportunidade de participar de uma dinâmica em grupo sobre conscientização ambiental.
Os participantes que quiserem aproveitar a tranquilidade da fazenda, sob a sombra das árvores já desenvolvidas, podem levar suas cestas para um piquenique no início da tarde.

A Fazenda São José tem origem da área da sesmaria agraciada a Antônio Raposo da Cunha Leme em 1798. Anos depois, já constituída como Fazenda São José, foi propriedade de Edgardo Patrício Gonzalez. Mais tarde pertenceu a Giocondo Milani e Hebert Victor Levy e, em 1974, Antônio Romano adquiriu a fazenda que hoje é administrada por suas filhas. Atualmente a Fazenda São José recebe eventos e encontros relacionados à terapia holística e à prática de esportes.

As inscrições para o evento “Yoga & Plantio Global” podem ser feitas até dia 16 de março pelo valor de R$ 55 por pessoa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo (19) 97413-8223 ou (12) 99755-2144. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação “Yoga & Plantio Global”
Data: 19 de março (domingo)
8h30: Recepção
9h00: Prática de yoga
10h00: Café da manhã
11h15: Jogo de Conscientização Ambiental
11h30: Plantio Global
12h15: Meditação
12h30: Piquenique
Endereço: Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira (SP 81), Km 13,5 – Joaquim Egídio/Campinas-SP