O The MIX Bazar recebe no próximo dia 23 de março, das 18h às 22h, o quadrinista gaúcho Rafael Sica para o lançamento do seu livro de desenhos “Fachadas” e recebe também Cecilia Arbolave, editora da Lote 42, com a nova edição do zine Mó, que desta vez aborda o tema apocalipse com ilustrações do Jaca. Haverá um bate papo com o autor e a editora sobre o processo de criação, design e ilustração dos livros.

Sem texto e com traço detalhista, os desenhos de “Fachadas” apresentam diferentes cenas em que frentes de imóveis de uma cidade indefinida são as personagens. É praxe da editora Lote 42 explorar o potencial narrativo das suas publicações por meio do projeto gráfico. No caso de Fachadas, o formato escolhido é o de uma sanfona que, ao se abrir, revela o exterior das casas lado a lado, como se fossem parte de uma mesma rua. O tamanho do livro é de 10 x 15 cm, respeitando a escala original dos desenhos.

“Fachadas é uma série sobre uma cidade que existe. Ou, então, é uma série sobre uma pequena cidade dentro de uma grande cidade. Ou é uma série sobres as casas de uma rua mal iluminada. Ou, enfim, Fachadas é uma série sobre uma cidade imaginária”, afirma Sica.

As capas também acrescentam uma camada de sentido à obra. Existem oito opções diferentes, combinando a cor do papelão (laranja, verde, roxo ou preto) e a tinta da impressão em serigrafia (roxa, branca ou preta) realizada pelo Estúdio Invertido, de Curitiba. São, portanto, oito fachadas diferentes. “Apenas a frente do papelão é colorida, o que pode ser entendido como uma metáfora daquele cuidado que muitas pessoas têm em preservar mais a fachada do que o interior da casa”, diz Cecilia Arbolave, editora da Lote 42.

Mó é um zine trimestral (sem compromisso), que aborda sempre um tema específico com textos de autores clássicos, pensadores e personalidades históricas. Em comum, o fato de todos estarem mortos. A Mó Apocalipse é a sexta edição e conta com a participação de Machado de Assis, Simone de Beauvoir, Paulo Leminski, José Saramago, Friedrich Nietzsche, entre outros.

As páginas da Mó Apocalipse foram ilustradas por Jaca, cujo nome de batismo é Paulo Carvalho Jr. Nascido em Porto Alegre em 1957, já ilustrou para jornais, revistas e livros, e tem uma vasta produção independente de zines, com desenhos marcados por uma certa estranheza e aparente confusão.

O projeto gráfico foi desenvolvido por Gustavo Piqueira, da Casa Rex. Cada uma das 16 páginas da publicação, no tamanho A3, traz quatro textos que podem ser destacados graças a uma microsserrilha. Uma luva preta envolve as folhas e serve de capa. Ela foi impressa em serigrafia nas oficinas gráficas da Casa Rex. Confira um vídeo da produção da publicação aqui. 

Fundada em dezembro de 2012, a Lote 42 se destaca no mercado editorial por sua aposta em talentos brasileiros e internacionais, projetos gráficos ousados, criação da Banca Tatuí e produção de feiras independentes como a Miolo(s). A editora tem em seu atual catálogo livros como Mais Leve que o Ar (Felipe Sali), Magra de Ruim (Sirlanney), Valfrido?(Gustavo Piqueira), Bernice Corta o Cabelo (F. Scott Fitzgerald, trad. Juliana Cunha) eInquérito Policial: Família Tobias (Ricardo Lísias), além do zine Mó. Fachadas é o livro nº 21 da Lote 42.

O quadrinista Rafael Sica nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 1979. Cronista do cotidiano e da sociedade, seu trabalho é silencioso, mas permeado de sutilezas, humor e significados. Publicou diversos livros, entre eles, Ordinário (Cia das Letras, 2011) e Fim (Beleléu, 2014). Realizou mostras individuais e venceu duas vezes o Prêmio HQ Mix.

Jaca, cujo nome de batismo é Paulo Carvalho Jr. Nascido em Porto Alegre em 1957, é diretor das empresas Desenho Feio, Desenho Sem Vontade e Desenho com Sono, proprietário da Desenhocop, fundador da empresa Cartões Animados, sócio minoritário da DESENHOMATIC Ltda e acionista da GOLDSERVICE. Já ilustrou para jornais, revistas e livros, e tem uma vasta produção independente de zines, com desenhos marcados por uma certa estranheza e aparente confusão.

The MIX Bazar (TMB) é um projeto que une moda sustentável, arte e design, além de ser um estúdio criativo e um brechó. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem workshops, cursos, exposições e eventos culturais. É um local que estimula o encontro de pessoas que estão conectadas com boas ideias, novos conceitos da economia criativa e colaborativa, da produção independente, e que adoram arte, moda, design e um bom papo. É também o idealizador da Feira SUB, feira de publicações independentes e arte impressa de Campinas, que neste ano estará em sua segunda edição.

Mais informações no evento criado no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Lançamento do livro Fachadas de Rafael Sica + Mó Apocalipse da Lote 42 + bate papo com autor e editores
Onde: The MIX Bazar – Rua Joaquim Gomes Pinto, 9 – Cambuí – Campinas
Quando: 23 de março (quinta-feira), às 18h
Quanto: entrada gratuita