Como se organiza o sistema de violência e opressão contra a mulher no Brasil?

Essa é uma das questões levantadas pela historiadora Gláucia Fraccaro (foto) e que será debatida no programa S/A Sala Aberta, que acontece no próximo domingo, 19, a partir das 15h. O programa terá transmissão ao vivo pela internet no site salaaberta.org.br e a gravação acontece no Auditório da ADunicamp, com entrada gratuita.

O programa, que está já na sua quarta edição, vai discutir o feminicídio e os movimentos feministas com a participação de estudiosas e militantes de diversos coletivos do movimento feminista.

Em vídeo, a historiadora Gláucia Fraccaro questiona quais são os meandros estruturais que permitem a opressão e a violência contra a mulher. “Como se opera essa desigualdade? Como se opera essa opressão? Em que medida a gente pode propor saída para romper com o ciclo da violência? Um dos pontos mais importantes é perceber e tentar analisar qual a real autonomia financeira das mulheres”, diz Gláucia Fraccaro. Veja vídeo abaixo.

O Sala Aberta do próximo domingo será dividido em três blocos:  questões jurídicas e legais ligadas ao termo ‘feminícidio’,  modelos e linguagens discriminatórios de gênero, inclusive na educação e nos meios de comunicação e, por fim, trará um amplo painel da história e do perfil atual das lutas feministas no Brasil e no mundo.

Veja mais informações sobre o programa de domingo, dia 19

Serviço:
S/A Sala Aberta – Dia 19, às 15h
O programa, aberto ao público, é realizado no auditório da ADunicamp, na Avenida Érico Veríssimo, 1479, na Cidade Universitária, em Barão Geraldo – Campinas. Telefone: (19) 3521-2479