Em São Paulo – Pode ser vista no Espaço Cênico do Sesc Pompeia até o dia 2 de abril o espetáculo “Memórias Da Rabeca”, com a Cia. Mundu Rodá e direção de Juliana Pardo.

Tantos Brasis num só pedaço de madeira. O novo espetáculo da Cia. Mundu Rodá é uma obra de resistência poética, em que o ator e músico Alício Amaral revela memórias guardadas por sete rabecas, através do diálogo entre o teatro, a música e a dança.

Memórias que atravessam o tempo e o espaço e colocam em foco dinâmicas das relações entre homem e rabeca, dando voz a fatos históricos que fazem parte da construção da identidade cultural brasileira. A rabeca torna-se os pés e as mãos do homem que a toca, e o homem torna-se a vibração de suas cordas e sua música. Um espetáculo teatral para escutar, através da palavra, do som e do corpo.

A pesquisa artística foi realizada através de um profundo intercâmbio com rabequeiros da cultura Caiçara, Quilombola e Indígena do litoral paulista; da pesquisa continuada dos artistas Alício Amaral e Juliana Pardo sobre os rabequeiros e comunidades do Nordeste Brasilerio (PE, AL e RN); e por meio de pesquisa histórica sobre rabequeiros que marcaram a música e a poesia no Brasil, como Fabião das Queimadas (1848-1928), escravo que comprou sua liberdade com o dinheiro conquistado através de sua rabequinha; e Cego Oliveira (1883-1977), que pelo fato de ser portador de uma visão subnormal, enxergava o mundo de uma forma singular.

Os ingressos variam de R$ 7,50 a R$ 25,00 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Duração: 60 min.
Venda limitada a 2 ingressos por pessoa.
Local: Espaco Cênico

Ficha Técnica

Direção: Juliana Pardo.
Artista intérprete, composição e direção musical: Alício Amaral.
Dramaturgia: Cia. Mundu Rodá.
Cenografia e figurino: Eliseu Weide.
Iluminação: Eduardo Albergaria.
Fotos: Daniel Cunha
Colaboração/provocação artística: Jussara Miller, Roberta Carreri (Odin Teatret), e Luiz Fiaminghi
Orientação/Rabequeiros tradicionais: Zé Pereira, João Firmino, Agostinho Gomes, Zé Lucas, Carlos Raymundo, Benedito Nunes, Oswaldo Curió, Luiz Paixão, Nelson da Rabeca e Damião