A Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) desenvolveu, em parceria com o CPqD, uma rede de cabos que é capaz de transmissão simultânea de energia elétrica e comunicação de dados em banda larga.

A rede usa cabos condutores especiais integrados que trazem fibras ópticas em seu núcleo. Um projeto piloto da rede sinérgica já está funcionando em escala real na UniverCemig, em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A rede é chamada de rede sinérgica.

A intenção desse projeto é diminuir a quantidade de cabos de comunicação de dados nos postes da distribuidora de energia, que é proprietária de grande parte do posteamento no estado de Minas Gerais. A Empresa possui convênio de compartilhamento dessas estruturas com as operadoras de telefonia, internet e TV a cabo, que possuem, cada uma, cabeamento próprio que se acumula nos postes, principalmente nos grandes centros urbanos.

Para o CPqD, esse é um projeto importante pelo caráter inovador e, também, por ter envolvido os vários interessados no desenvolvimento dessa nova tecnologia. “O conceito de redes sinérgicas é uma inovação que, no Brasil, se transformou em realidade graças a uma iniciativa destinada a atender uma necessidade de mercado e que contou com a união de esforços de pesquisadores da Cemig e do CPqD e, também, da indústria nacional”, enfatiza Claudio Antonio Hortencio, pesquisador do CPqD que participou do projeto. (Carta Campinas com informações de divulgação)