A manifestação organizada nacionalmente contra a proposta do governo Temer (PMDB/PSDB) que praticamente acaba com a aposentadoria da população brasileira também terá ato em Campinas.

A manifestação acontecerá nesta quarta-feira, 15, às 17h, em frente a Catedral Metropolitana, na região central da cidade. O protesto está sendo chamado como Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência.

Durante todo o dia haverá manifestações. No Largo do Rosário, a partir das 9hs, ocorrerá um ato promovido pelos professores estaduais, mas com apoio e participação de outras categorias. A partir das 14hs, no Largo da Catedral, será realizada uma aula pública sobre a Reforma da Previdência e, a partir das 17hs, uma grande manifestação convocada por dezenas de entidades e sindicatos de Campinas e região.

Recentemente, o programa Sala Aberta tratou do tema da Reforma da Previdência.

O movimento recebeu o apoio da Frente Brasil Popular (FBP), movimento que reúne 22 organizações e mais de 40 entidades de base em Campinas e Região. Nesta terça-feira, 14, a frente divulgou um comunicado anunciando a participação massiva de seus integrantes nas mobilizações que ocorrerão em Campinas, na quarta-feira, 15.

Leia, abaixo, a integra do comunicado da Frente Brasil Popular:

“Comunicado à Imprensa de Campinas e Região

A Frente Brasil Popular, constituída na cidade de Campinas a partir de uma manifestação realizada em 20 de agosto de 2015, e que teve seu lançamento oficial na cidade em 24 de novembro do mesmo ano, composta pelas entidades gerais abaixo listadas (mas integrada ainda por mais de 40 entidades de base), comunica aos órgãos de imprensa e comunicação que participará ativamente de diversas atividades programadas na cidade de Campinas por ocasião da convocação do Dia Nacional de Lutas e Paralisações, chamado para esta quarta-feira, dia 15 de março.

Aqui em Campinas ocorrerão diversas paralizações e atrasos nos horários de trabalho, tanto nos setores industriais, quanto comercial, de serviços e órgãos públicos (em todos os níveis e em universidades). O chamado da mobilização e luta está diretamente ligado à luta contra a proposta de Reforma da Previdência enviado ao Congresso Nacional pelo governo ilegítimo de Michel temer.

Além de muitas paralisações e manifestações por diversas regiões e vias de acesso, garagens, fábricas, indústrias da cidade e região, realizaremos uma greve geral de toda a educação do setor público, convocada pela CNTE, CONTEE e APEOESP.

Está previsto um ato público no Largo do Rosário a partir das 9h do dia 15, quarta, com ênfase na categoria dos professores estaduais, entre outras; a partir das 14h teremos aula pública sobre a Reforma da Previdência no Largo da Catedral; por fim, a partir das 17h, no mesmo local, realizaremos um grande ato público com todas as entidades da sociedade civil de Campinas, com previsão de uma marcha pelas ruas centrais da cidade.

Entidades Gerais que Integram a FBP de Campinas e Região: 1. Partidos: PT; PCdoB; PDT; PCO; 2. Centrais Sindicais: CUT; CTB; 3. Jovens e Estudantes: UNE; UEE; UJS; Levante Popular da Juventude; 4. Mulheres: Marcha Mundial de Mulheres; União Brasileira de Mulheres; 5. Comunitárias: CONAM/FACESP; UMEC; União dos Movimentos de Moradia; Central dos Movimentos populares; 7. Negros: Unegro; 8. Direitos Humanos: Associação da Parada LGBT; Fórum Municipal dos Direitos Humanos; 9. Outros Segmentos: Pastoral Operária; Movimento Popular de Saúde – MOPS”.

Página da Frente em Campinas no Facebook: https://www.facebook.com/frentebrasilcampinas/?fref=ts

Página do evento do dia 15: https://www.facebook.com/events/1260375014038037/