A abertura oficial do IV Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) ocorre no dia 15 de março, às 20h30, no Auditório Umuarama do Instituto CPFL, em Campinas, com um concerto e um bate papo com dois gênios da música contemporânea brasileira: Hermeto Pascoal e Edson Zampronha, homenageados desta edição.

A programação completa do FMCB vai de 14 a 18 de março com atividades diversas na Unicamp, Boldrini, Instituto CPFL e no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, com apresentações de projetos artísticos e acadêmicos, mesas redondas, recitais comentados pelos homenageados e homenagens aos compositores. O Festival tem entrada gratuita e é aberto ao público em todas as atividades.

O Festival tem ainda um caráter de responsabilidade social, e no dia 14, realiza uma mostra beneficente no Centro Infantil Boldrini, hospital referência no cuidado a crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer e doenças do sangue.

A abertura promove não só a apresentação de obras dos homenageados, mas também a oportunidade de um diálogo intimista entre plateia e os compositores. Durante esse bate papo, os homenageados Edson Zampronha e Hermeto Pascoal abrem uma oportunidade única de interação da plateia com artistas, onde os presentes além de conhecerem mais sobre as referências dos compositores poderão fazer perguntas diretamente a eles. Para completar o evento, o Grupo Tectum se apresenta em uma homenagem a Edson Zampronha e depois será a vez do grupo Quatro a Zero prestar homenagem a Hermeto Pascoal.

Para participar, o público precisa retirar seus ingressos no local uma hora antes do evento (2 por pessoa). O instituto CPFL fica na Rua de Figueiredo Corrêa, 1632, na Chácara Primavera, em Campinas.

Para acompanhar a programação do FMCB, o público pode também participar e prestigiar as atividades que serão realizadas na Unicamp, com apresentações dos projetos artísticos e acadêmicos selecionados pelo Comitê Científico do Festival. No local, também haverá mesas-redondas com especialistas que se debruçam sobre as obras dos homenageados e irão debater as criações destes compositores.

Outro destaque na programação são os recitais comentados agendados no Teatro Castro Mendes, em que Pascoal e Zampronha irão ao mesmo tempo tocar e dar detalhes sobre as composições, as produções e inspirações destas obras. Para o encerramento, está previsto um concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que traz novamente os homenageados para comentarem as obras que serão executadas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação de abertura

Concerto de abertura
15 de março de 2017
Horário: 20h30
Local: Auditório Umuarama, Instituto CPFL
Bate-papo com Edson Zampronha e Hermeto Pascoal

Homenagem a Edson Zampronha
Grupo Tectum
Homenagem a Hermeto Pascoal
Quatro a Zero

IV Festival de Música Contemporânea Brasileira
Data: de 14 a 18 de março de 2017
Locais:
– Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo – Campinas
– Centro Infantil Boldrini: R. Dr. Gabriel Porto, 1270 – Cidade Universitária – Campinas
– Instituto CPFL: R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera – Campinas
– Teatro Municipal “José de Castro Mendes”: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial – Campinas

Mais informações: [email protected]
Confira a programação completa pelo SITE