1º Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais de Campinas e região, que aconteceu neste último final de semana no auditório da ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp), contou com a participação de Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada, Eduardo Guimarães, do Blog Cidadania e outros blogueiros e jornalistas.

Em sua fala, Paulo Henrique Amorim disse que o poderio político da Rede Globo está com os dias contados. Ele relembrou passagens históricas da Rede Globo, em que a emissora definiu ministros de Estado. Paulo Henrique afirmou que o poder político da Globo está ameaçado pela internet. “A Globo será googada, youtubada e facebucada”, ironizou em referência ao emergente mercado de publicidade que está se transferindo para a internet.

O blogueiro Eduardo Guimarães contou os momentos tensos em que passou, quando foi preso por algumas horas para depor a mando do juiz de primeira instância, Sérgio Moro. Emocionado com os acontecimentos recentes, Guimarães disse que continuará em sua defesa da democracia e da liberdade de se expressar.

O jornalista Aparecido Araújo, do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, falou sobre a entidade e também das dificuldades e bloqueios impostos pelo governo golpista de Michel Temer. Araújo também anunciou que nos dias 10 e 11 de junho acontecerá em São Paulo o Encontro Estadual de Blogueir@as e Ativistas Digitais.

O evento também contou com uma mesa de blogueiros e ativistas digitais de Campinas e região.  Lucas Santana e Paolla Catherine do Bonde Mídia falaram das experiência de produção de vídeo e cobertura de protestos em Campinas; José do blog da Galoa Journal falou sobre a divulgação de material científico; o jornalista Elias Aredes Júnior, do blog Bolacomgravata abordou o preconceito histórico no futebol e a dificuldade da esquerda brasileira de entender a importância política do futebol.

A jornalista Michele da Costa, do Blog da Mi, que coordenou a mesa, abortou questões profissionais; Júnior Paixão, do coletivo Socializando Saberes, falou da atividade do coletivo e da experiência do programa Sala Aberta, da ADunicamp; Gilberto Gonçalves também lembrou das questões profissionais e das práticas de jornal de bairro . Já o advogado Sérgio Albergaria, do Movimento dos Advogados Independentes, abortou os perigos dos blogueiros serem processados diante do cenário atual. “É importante não deixar brechas para que isso seja usado para iniciar um processo”, alertou.

Ao final, os blogueiros debateram projetos e ferramentas tecnológicas de compartilhamento e para aumentar a capacidade de produção e divulgação de conteúdo.

O 1º Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais de Campinas e região foi promovido pela ADunicamp, Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e pelo site Carta Campinas.