O número de abortos em Portugal caiu 10% por ano desde a descriminalização da mulher ocorrida em 2008. Isso significa um total de cerca de 3 mil abortos a menos por ano no país lusitano.

Os números tiveram um aumento no início da legislação, mas com informação e confiança da população no programa, os números de aborto vêm caindo ano a ano.

Além disso, não há mais mortalidade materna. Ou seja, Portugal conseguiu evitar a morte de mulheres provocadas por abortos clandestinos. Desde 2012, as mortes maternas foram erradicadas em Portugal.

A legislação também diminuiu o número de procedimentos cirúrgicos. A maioria das interrupções voluntárias de gravidez, 70,8%, são feitas por medicamento e sem internação hospitalar.

Um mito ou mentira propagada de que os casos de aborto aumentariam com a descriminalização da mulher também é desmentido por outro dado. A imensa maioria das mulheres, 70,1%, recorrem ao aborto pela primeira vez. Aborto não se transformou em método contraceptivo.

As mulheres pobres e desempregadas são as mais beneficiadas com a descriminalização. As mulheres que recorrem ao aborto que são desempregadas ou com empregos sem qualificação representam 38,7%. As estudantes são 16,5% e as trabalhadoras qualificadas são 13,2%. As informações são do jornal Expresso, de Portugal. Veja vídeo.

Veja mais sobre aborto:

Para juiz e professor de Direito da PUC-Campinas, ‘criminalização do aborto é tragédia social’

Criminalização do aborto expõe mulheres à morte em todas as classes sociais, mostra pesquisa

É contra a descriminalização do aborto, mas adora Paris, Londres e Nova York

A impressionante semelhança entre aborto e redução de homicídios