Veja abaixo o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo em relação a matéria publicada:

Em relação à matéria publicada no site Carta Campinas na última terça-feira (21), sob o título “Farmacêuticos flagram trambique de Alckmin e Dória para dar remédio quase vencido à população”, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, conforme anunciado pela Prefeitura, o programa será emergencial, com duração de dois meses, e que o paciente só receberá a quantidade de medicamentos necessária para o período.

Logo, tanto não há risco de vencimento “antes da conclusão do tratamento” quanto improcede que os fabricantes mandarão remédios “velhos” para a administração municipal. Os pacientes receberão os medicamentos na validade e de acordo com o recomendado pelos médicos, inclusive quanto ao período de uso em seus tratamentos, o que reduz a possibilidade de desperdícios. Mesmo assim, se houver a necessidade de descartes por vencimento, isso será feito pela Secretaria Municipal da Saúde.

A pasta ainda informa que chegaram nesta quarta-feira (22) em seu centro de distribuição 22 tipos de medicamentos obtidos em doação, num total de 2,8 milhões de caixas. Dentre eles, estão alguns dos mais procurados pela população – como Sinvastatina, para colesterol e doenças cardiovasculares; Captropil, para problemas cardíacos; Enalapril, para hipertensão e Metformina, para controle de diabetes. A expectativa é que até o início do mês de março esses medicamentos comecem a chegar às UBSs.

Atenciosamente

Assessoria de Imprensa

Secretaria Municipal de Saúde