Beatriz Vargas Ramos

Um manifesto pela candidatura da professora Beatriz Vargas Ramos à vaga do Supremo Tribunal Federal será entregue no próximo dia 15/02, quarta-feira, às 10h, ao Presidente do Senado, Eunício Oliveira, e à mesa da CCJ do Senado Federal.

O documento, lançado no último dia 27/01/2017,  reuniu assinaturas de mais de quatro mil  pessoas das mais variadas profissões; entre elas, professoras, desembargadoras, juízas, defensoras públicas, estudantes, artistas e ativistas de movimentos sociais, além de personalidades dos meios artístico, cultural, político e acadêmico.  Ela poderia ocupar a vaga que será dada a Alexandre de Moraes, do PSDB, que é acusado de plagiar pesquisa científica.

O manifesto,  organizado por grupos feministas de todo o país e apoiado por diferentes segmentos da sociedade,  defende o respeito à Constituição e critica a “indicação à composição do STF de pessoas que representem retrocessos nos direitos humanos e sociais arduamente conquistados, que desrespeitem o direito à não discriminação e à igualdade substantiva que a Constituição brasileira assegura a todas as pessoas”.

A anticandidatura ao Supremo Tribunal Federal, diz ainda o texto,  “é uma ação política de protesto e de denúncia desse estado de coisas. Nenhuma mulher, na vida doméstica ou profissional, precisa de um marido a quem obedecer. Nenhuma profissional da carreira jurídica, advogada, professora, pesquisadora, consultora, promotora, juíza ou ministra de Corte Superior precisa do aval de um homem para exercer, de acordo com sua própria qualificação, capacidade e autonomia, suas atividades profissionais”.

A petição pública ficará aberta para assinaturas até o dia 14/02. O documento pode ser acessado no link (Carta Campinas com informações de divulgação)